segunda-feira, 31 de maio de 2010



Gremio

Lateral esquerda segue sendo

‘amaldiçoada’ no Grêmio

Uendel e Neuton reclamam de lesões nesta segunda e Silas deve continuar improvisando Joilson ou Bruno Collaço no setor

Por clicRBS e GLOBOESPORTE.COM Eldorado do Sul, RS

O problema da lateral esquerda do Grêmio parece não ter fim. Contratado para tentar solucionar o problema, Uendel não treinou nesta segunda por causa de uma pequena lesão muscular. Neuton, que poderia voltar após três semanas parado, sentiu um problema na coxa direita no treinamento no CT de Eldorado Do Sul.

Uendel sequer viajou para Eldorado do Sul e ficou em Porto Alegre para realizar exames. Na apresentação oficial, na última quinta, o lateral de 21 anos rechaçou qualquer “maldição” no setor do Tricolor e disse nunca ter tido problemas de lesão muscular na carreira.

Neuton chegou a participar do aquecimento no treino desta segunda e da primeira atividade técnica. Quando o técnico Silas chamou o grupo para o segundo trabalho, ele saiu do gramado para iniciar tratamento com gelo no local. A expressão do jogador era de abatimento.

Para quinta-feira, a dúvida da temida posição é entre Joilson ou Bruno Collaço.

Grêmio vive fase de transformação antes da parada para a Copa

Depois de Hugo e Rochemback, Roberson deve ganhar vaga no time

Por clicRBS Porto Alegre

Silas técmico do Grêmio jogo Copa do Brasil Silas ainda não conseguiu definir seus titulares no
Brasileirão (Foto: Fábio Berriel / Agência Estado)

Passadas cinco rodadas do Brasileirão, o Grêmio é um time em transformação. Apesar de recuperados de lesão, Willian Magrão e Douglas não devem retornar contra o Atlético-MG, quinta-feira, no Olímpico. E o garoto Roberson, de elogiada atuação sábado, no Maracanã, tem chances de começar a partida no lugar de William.

Após a eliminação na Copa do Brasil, Silas havia antecipado que o período de experiências havia chegado ao fim. A partir da retomada do Brasileirão, pretendia fixar 11 titulares. Mesmo que isso representasse a saída de jogadores que chegaram ao clube como solução.

É o caso de Douglas. Ele começou a perder espaço pelo temperamento explosivo que o levou a ser expulso duas vezes no ano, contra Pelotas e Palmeiras. Em crescimento técnico, Hugo garante neste momento uma das vagas de armador, ao lado de Maylson.

Fábio Rochemback, que vive a melhor fase desde sua contratação, na janela de agosto de 2009, ganhou a vaga de Willian Magrão.

Contra o Flamengo, além de mostrar eficiência como marcador, ao lado de Adilson, fez o passe para o gol de empate. Uma semana antes, havia participado do gol de Hugo, na derrota para o Palmeiras. No meio da semana, marcou um dos gols na vitória contra o Avaí. O conjunto de boas atuações fez com que, em pouco tempo, ele revertesse a tendência de que integraria uma lista de possíveis dispensados.

- Estou buscando o meu espaço. Quero continuar entrando e não sair mais - disse.

A escalação de Roberson deverá ser confirmada apenas na véspera do próximo jogo. A comissão técnica avalia que William, de apagada atuação no Maracanã, sofre os prejuízos decorrentes de uma parada por lesão no tornozelo esquerdo.

Indicado pelo ex-jogador Valdo, o sul-matogrossense Roberson chegou ao Grêmio em 2007. Emprestado ao Juventude no Gauchão, teve seu desempenho acompanhado pela comissão técnica. O bom rendimento nos treinamentos chamou a atenção de Silas, que passou a relacioná-lo para as partidas. Agora, está próximo de ser confirmado como titular.

A direção, enquanto isso, apressa a contratação de outro atacante, já que Borges, machucado, não tem data certa para voltar.

Outra modificação deverá ser na defesa. Recuperado de lesão muscular, Neuton deve começar quinta-feira. Desde a semana passada, Silas também conta com Uendel, ex-Avaí, como alternativa para a posição.


Gremio Prudente

Líder, Timão é base da seleção na 5ª rodada do Troféu Armando Nogueira


Com vitória no clássico contra o Santos, Corinthians emplaca seis, mais o técnico Mano Menezes. Goiás e Ceará aparecem pela primeira vez




Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo








Vencer a sensação do futebol brasileiro em 2010 não teve efeito só para a tabela do Campeonato Brasileiro e a moral do Corinthians. O triunfo por 4 a 2 sobre o Santos, no Pacaembu, também influenciou na seleção da 5ª rodada do Troféu Armando Nogueira: o líder do campeonato, com 13 pontos, emplacou nada menos do que seis nomes entre os 11 melhores. Além deles, o técnico Mano Menezes garantiu sua presença nos destaques.


O sistema defensivo corintiano teve tarefa difícil no clássico contra o Peixe: anular os rápidos e habilidosos Neymar, Paulo Henrique Ganso e André. Com êxito na missão, os zagueiros William e Chicão, mais o lateral esquerdo Roberto Carlos, levaram merecidas notas acima da média. A dupla de zaga ficou com 7, enquanto o lateral obteve um 7,5, que o deixa bem não só na seleção da rodada, mas também no time ideal do Campeonato Brasileiro.


A dupla de volantes formada por Ralf e Elias também teve seu papel reconhecido na marcação dos Meninos da Vila. Principalmente Ralf, que anulou Ganso e ainda se soltou no ataque, marcando um golaço digno de meia habilidoso. O resultado não poderia ser outro para o volante: nota 8, sua maior na competição até agora.


Seleção da RodadaSeleção da quinta rodada tem domínio do Corinthians, líder do campeonato (Foto: globoesporte.com)

Outro que faz sua estreia na seleção da rodada é o meia Bruno César. Em seu segundo jogo com a camisa corintiana, ele parece ter caído como uma luva no esquema de Mano Menezes, que procura um meio-campista ofensivo desde a saída de Douglas, no ano passado. Contra o Grêmio Prudente, Bruno fez gol em seu primeiro toque na bola e levou 7. Agora, com mais um belo gol e atuação de gala, se firmou de vez entre os melhores com um 8,5.


- Eu sabia da importância deste jogo e da responsabilidade que tinha ao entrar como titular. Tinha que corresponder. Estou feliz por ter ajudado minha equipe, fazendo gol e ajudando na marcação. Agora, é só manter o que estou fazendo para ajudar o Corinthians - afirmou Bruno César.


No comando desse timaço, Mano Menezes. O técnico montou uma formação diferente para encarar o Peixe, com meio-campo reforçado e sem um atacante de referência na área. O esquema deu certo e Mano foi premiado com nota 8


Surpresa cearense marca presença


O Ceará é, até esta quinta rodada, a agradável surpresa do Brasileirão. Vice-líder do campeonato, a dois pontos do Corinthians, o time treinado por Paulo César Gusmão venceu o Cruzeiro por 1 a 0, em Fortaleza. O atacante Misael, apesar de não ter marcado, integra merecidamente o time ideal com uma nota 7. Ele é um dos bons nomes da equipe cearense, que promete crescer ao longo do Brasileiro.


Romerito comemora gol do GoiásRomerito comemora gol do Goiás (Foto: Ag. Estado)

O Goiás também tem seu representante: o meia Romerito. Em atuação de gala, como nos tempos em que defendia o Sport, o meia fez dois gols e comandou o ataque do time que venceu o rival Atlético-GO por 3 a 1, no Serra Dourada.


Além da presença de Romerito entre os craques da rodada, o Goiás ganhou fôlego para deixar as últimas posições da tabela e deu mais tranquilidade ao técnico Émerson Leão.


Completam a seleção dois jogadores da dupla Gre-Nal: o lateral direito Edílson, do Grêmio, que vem sendo presença constante entre os melhores com sua regularidade, e o atacante Alecsandro, do Inter, autor de dois gols na vitória por 4 a 1 sobre o Atlético-PR. Além deles, o goleiro Márcio, do Grêmio Prudente, é o camisa 1 do time da quinta rodada do Brasileirão.

Prudente deixa a zona, mas Henrique Dias mostra insatisfação com empate

Meia-atacante diz que 0 a 0 com o Palmeiras ‘não é bom para ninguém’

Por GLOBOESPORTE.COM Barueri, SP

O resultado tirou o Grêmio Prudente, ainda que momentaneamente, da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. No entanto, o empate com o Palmeiras, neste sábado, na Arena Barueri, não agradou a todos no time do interior paulista. Para o meia-atacante Henrique Dias, o 0 a 0 nesta quinta rodada “não é bom para ninguém”.

- Não foi (um bom resultado). Estávamos jogando em um campo neutro. Nem nós, nem o Palmeiras estavam em casa. O 0 a 0 não é bom para ninguém. Viemos em busca do resultado e não conseguimos. Mas o importante neste campeonato é somar pontos – afirmou, na saída de campo.

Com o resultado, o Prudente chegou a cinco pontos, na 15ª posição. Neste domingo, Atlético-PR, Vasco e Internacional ainda podem passar a equipe. Na próxima rodada, o time recebe o Atlético-GO, no Prudentão, na abertura da sexta rodada, quarta, às 19h30m.



Guarani


Fabinho, do Guarani, não gosta de substituição e é criticado por Mancini



Após ser sacado pelo treinador, jogador que entrou como titular no ataque bugrino deixou os gramados direto para o vestiário







Por GLOBOESPORTE.COM Campinas, SP









vagner mancini, entrevista guaraniMancini: 'Não gostei da atitude dele' (Foto: Site Oficial)


Substituto no ataque do Guarani, Fabinho não ficou nada satisfeito ao ter sido sacado pelo técnico Vagner Mancini durante o empate em 0 a 0 contra o São Paulo, no estádio Brinco de Ouro, neste domingo.



O jogador entrou em campo como titular ao lado de Ricardo Xavier, ambos substituindo Mazola e Roger, que, pelo vínculo que têm com o Tricolor, foram vetados. O comandante tirou o atacante para colocar Mário Lúcio, o que fez Fabinho deixar os gramados direto para o vestiário.



- Sendo sincero, não gostei da atitude dele. O Fabinho tem que entender que a conduta é de equipe, e não individual – declarou Mancini.



Fabinho e Ricardo Xavier formaram a dupla ofensiva que ajudou o Bugre na campanha que trouxe o time de Campinas outra vez à elite nacional.

Substitutos do ataque do Guarani sentem 'falta de ritmo'

Ricardo Xavier e Fabinho, dupla que entrou no lugar de Mazola e Roger, ambos vetados, não atuavam juntos há mais de dois meses

Por GLOBOESPORTE.COM Campinas, SP

Com os vetos para três jogadores do Guarani para o confronto com o São Paulo, o técnico Vágner Mancini teve que recorrer à velha dupla de ataque que garantiu a ascensão do time de Campinas à elite nacional em 2009. Sem Mazola e Roger, que eram do Tricolor e por questões contratuais precisaram ficar de fora do empate deste domingo, em 0 a 0, no estádio Brinco de Ouro, Ricardo Xavier e Fabinho foram os responsáveis pela frente ofensiva alviverde.

No banco desde a ampla reformulação que o elenco sofreu após a fraca campanha no Campeonato Paulista da Série A-2, os parceiros de ataque ganharam sua primeira chance neste Brasileirão, mas não conseguiram balançar as redes e sentiram dificuldade em campo.

- Eu e o Fabinho estamos sentido falta de ritmo de jogo. Fazia tempo que não começávamos jogando, cerce de dois meses e meio – analisou Ricardo Xavier.

Com o esquema do São Paulo de dois zagueiros em campo, o atacante chegou a acreditar que facilitaria as entradas dele e do colega para alterar o placar.

- Poderia ter dado mais espaço para que tivéssemos essa infiltração com mais calma e pudéssemos encaixar esse passe e ficar na cara do gol. Infelizmente não conseguimos – completou.

domingo, 30 de maio de 2010


Internacional

Capengas,


Inter e Atlético-PR


procuram novos rumos


no Brasileirão





Após a demissão de Jorge Fossati, Colorado tenta se livrar da crise. No Furacão, Leandro Niehues deve deixar comando da equipe em breve




Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre





alecsandro , internacionalAlecsandro é a esperança de gols do Inter
(Foto: Vipcomm)

Um não tem mais técnico. No outro, o comandante corre risco de demissão. É neste clima nada agradável que Inter e Atlético-PR se enfrentam neste domingo, às 16h (de Brasília), no Beira-Rio, pela quinta rodada do Brasileirão. Ambos fazem um início de competição irregular. Se vai bem na Libertadores da América (está na semifinal), o Colorado patina no Nacional. São apenas três pontos na tabela e um incômodo 18º lugar, na zona de rebaixamento. O Furacão não tem do que se orgulhar. Com um ponto a mais, está em 16º.

A demissão do técnico Jorge Fossati foi a solução considerada ideal pelos dirigentes gaúchos. O uruguaio encontrava dificuldades para fazer a equipe render. No Rubro-Negro, a situação de Leandro Niehues é difícil. Ele sabe que dificilmente ficará no cargo, já que a direção procura por um substituto.


O Premiere, pelo sistema pay-per-view, mostra para todo o país. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real.

Confira a classificação completa do Campeonato Brasileiro

Sem Fossati, Inter deve voltar ao 4-4-2

Um semifinalista de Libertadores da América sem técnico. Esta é a nova definição do Inter. Na sexta-feira, a diretoria colorada anunciou a demissão de Jorge Fossati. Depois da derrota por 3 a 2 para o Vasco, de virada, na última quinta, a situação do uruguaio tornou-se insustentável. Diante dos resultados ruins e do fraco desempenho na temporada, a direção preferiu mudar antes mesmo do recesso para a Copa do Mundo.


O treinador do time B, Enderson Moreira, assumiu interinamente. Será o comandante contra Atlético-PR, Corinthians e Palmeiras. Depois, um novo profissional terá a missão de preparar o time para encarar o São Paulo na disputa por uma vaga na decisão continental. Assim como com Fossati, o esquema com três zagueiros deve sair de cena. É provável que o 4-4-2 seja usado por Enderson. A escalação ainda é segredo.


Bastou o uruguaio sair, o goleiro Pato Abbondanzieri foi barrado. Ele, que chegou ao Inter por indicação de Fossati, não foi nem relacionado para a partida. Com isso, Lauro assume a posição. O também argentino D´Alessandro, que sofreu uma pancada no pé diante do Vasco, está fora. Giuliano entra em seu lugar. Nei e Taison, que ainda sentem lesões do último jogo, não foram relacionados. Glaydson será o lateral-direito.

Na zaga, Bolívar e Sorondo serão mantidos. Expulso no Rio, Fabiano Eller está suspenso. Caso o 3-5-2 persista, Juan seria uma alternativa para completar o trio defensivo. Na frente, Walter e Alecsandro formam o ataque. Ao todo, 19 jogadores foram listados. Ytalo, do Inter B, é a novidade.

Balançando no cargo, Niehues tem dois desfalques

A situação de Leandro Niehues no comando do Atlético-PR não é nada confortável. O treinador balança no cargo, já que a diretoria segue a busca por um novo treinador. No entanto, ele está confirmado pelo clube para dirigir o time neste domingo, apesar da pressão que sofre.


Niehues teria a equipe completa, não fossem dois desfalques importantes. O lateral-direito titular Wagner Diniz, autor de um golaço na vitória sobre o Atlético-GO na última quinta-feira – eleito o mais bonito da rodada – foi expulso na partida e, portanto, está suspenso para o confronto no Beira-Rio. Em seu lugar, o técnico já confirmou a entrada de Lisa, contratado junto ao Operário-PR ao fim do Campeonato Paranaense.

Além dele, o atacante titular Alex Mineiro, que há pouco tempo retornou de lesão, também está fora. No treino de sexta-feira, ele sentiu dores no púbis e nem viajou com a delegação para Porto Alegre. Marcelo e Tartá disputam a vaga. Outro atacante, o argentino Javier Toledo, segue se recuperando de lesão. Os meias Netinho e Alan Bahia, ambos com dores na coxa, também não foram relacionados. A novidade na relação é o retorno do volante Claiton, recuperado de lesão.

Apesar dos problemas o grupo segue confiante após a vitória sobre o Atlético-GO na Arena. Para Branquinho, recém-contratado pelo Furacão, o time tem que tentar arrancar pontos fora de casa.

- O Campeonato Brasileiro é muito difícil. Temos que obter as vitórias dentro de casa e buscar pontos também fora. Como empatamos contra o Guarani, temos que tentar essa vitória também fora da Arena para melhorar a nossa classificação. É difícil enfrentar o Inter no Beira-Rio, mas temos condições de buscar uma vitória – afirmou o meia, em entrevista ao site oficial do clube.















INTERNACIONAL X ATLÉTICO-pr
Lauro, Glaydson, Bolívar, Sorondo e Kleber; Sandro, Guiñazu, Andrezinho e Giuliano; Walter e Alecsandro.Neto, Rhodolfo, Manoel e Chico; Lisa, Valência, Branquinho, Paulo Baier e Márcio Azevedo; Tartá (Marcelo) e Bruno Mineiro.
Técnico: Enderson Moreira.Técnico: Leandro Niehues.
Estádio: Beira-Rio, Porto Alegre. Data: 30/05/2010. Horário: 16h. Árbitro: Celio Amorim/SC. Assistentes: Marco Antonio Martins/SC e Kleber Lucio Gil/SC.
Transmissão: o Premiere, pelo sistema pay-per-view, mostra para todo o país. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real.

Nome de Felipão ganha força no Inter

Fontes ligadas à família de Scolari teriam confidenciado que o treinador já teria até acertado salários. Fernando Carvalho desconversa e diz que não há nada

Por clicRBS Porto Alegre

luiz felipe scolariFelipão já teria acertado salários com o Inter e
assumiria o time após a Copa (Foto: divulgação)

Em meio às especulações sobre quem será o novo treinador do Inter, crescem as chances de Luiz Felipe Scolari voltar a Porto Alegre, desta vez, contudo, para treinar o Colorado.

Segundo fontes ligadas a familiares de Felipão, até os altos salários já estariam acertados. O treinador viria para o Beira-Rio ao final da Copa do Mundo, onde atuará como comentarista para uma televisão sul-africana, por cerca de R$ 720 mil mensais.

Questionado sobre a possibilidade, Fernando Carvalho, disse que não havia nada e preferiu desconversar.

– Não tem nada. Mesmo que eu tivesse eu não ia te falar – dispara o dirigente.

Carvalho ainda falou que não tem pressa para definir o nome do novo comandante e que não pensa em técnico para a intertemporada, o que reforça a tese de que o Inter busca um grande treinador para o lugar de Fossati.

– Não temos pressa, vamos trabalhar com calma e se tiver que ficar com o Enderson (Moreira) na intertemporada não tem problema – finaliza Fernando Carvalho.

Neste domingo, às 16h, Enderson Moreira comanda o Inter contra o Atlético-PR, pela sexta rodada do Brasileirão 2010.


Palmeiras


Pensando no


Flamengo,


Parraga pede


Palmeiras de


cabeça erguida


Técnico interino do Alviverde afirma que equipe não pode se abater depois do empate com o Grêmio Prudente, em Barueri





Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo









O técnico interino do Palmeiras, Jorge Parraga, prega sempre o pensamento positivo na equipe, mesmo quando as coisas não caminham como esperado. Depois do empate sem gols com o Grêmio Prudente, no último sábado, na Arena Barueri, o treinador voltou a mostrar que pensa desta forma. Apesar do resultado não ter sido bom para o Alviverde, que mandou a partida no estádio da Grande São Paulo, o comandante do time paulistano afirmou que a equipe não pode ficar abatida.


– É claro que é prejudicial não pontuar em casa ou conseguir só um ponto. Mas não podemos nos abater com isso. Precisamos buscar acertar as coisas e levantar a cabeça para enfrentarmos o Flamengo - disse o treinador, logo após o empate com o Prudente.


Em três partidas no comando do Alviverde, Parraga somou apenas quatro pontos. Com ele, o Alviverde venceu o Grêmio (4 a 2) e perdeu para o São Paulo (1 a 0), além do empate com o Grêmio Prudente. No Campeonato Brasileiro, o Palmeiras tem oito pontos e ocupa a quinta posição.


- O time criou boas oportunidades, mas não tivemos a felicidade de ver a bola entrar. Vamos continuar trabalhando para buscar a vitória. Acho que o Palmeiras teve uma participação melhor que o Prudente, principalmente no primeiro tempo, e foi uma equipe valente, como nos outros jogos. Infelizmente a bola não entrou - lamentou o treinador.


O Palmeiras ganhou folga neste domingo e volta a treinar na tarde desta segunda-feira, na Academia de Futebol. Na quarta-feira, a equipe recebe o Flamengo, no Pacaembu


Após anunciar Candinho,

Palmeiras recua por

falta de acordo financeiro

Clube afirma que não chegou a um acerto com ex-treinador para assumir função de gerente de futebol

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Um dia depois de anunciar Candinho como novo gerente de futebol do Palmeiras, o clube alviverde divulgou uma nota oficial na tarde deste domingo, afirmando que não houve um acerto financeiro entre as partes. O anuncio do novo contratado para a diretoria havia sido feito antes da partida com o Grêmio Prudente, na Arena Barueri, por Gilberto Cipullo, vice de futebol do time paulistano.

José Cândido Sotto Maior assumiria a função que foi deixada por Toninho Cecílio, hoje técnico do Grêmio Prudente, há três meses. Agora, o clube paulistano busca outra pessoa para assumir a função.

Marcos dá braçadeira

de capitão a filho

de torcedor

que o xingava

Enquanto dava entrevistas, goleiro reclamou com o pai da criança

Por GLOBOESPORTE.COM Barueri, SP

As críticas da torcida do Palmeiras têm sido frequentes após os jogos da equipe, que não vem apresentando um bom futebol. Mas neste sábado, após o empate sem gols com o Grêmio Prudente, o goleiro Marcos respondeu de forma não muito comum a um cidadão que o xingava enquanto dava entrevistas.

Ao invés de simplesmente ignorar o torcedor, o dono da camisa 12 do Verdão deu a seu filho a braçadeira de capitão. Ao entregar o presente, o goleiro, no entanto, desabafou, bem humorado.

- Vou dar um presente para você, mas seu pai é chato heim!

No momento em que dava entrevistas, Marcos reclamava justamente de torcedores que acham que têm o direito de falar o que querem e se acham donos do clube.



Santos



Após chapéu e firulas, Timão e



Peixe se reencontram valendo



a liderança



Corinthians e Santos voltam a duelar depois do polêmico clássico pelo Paulistão. Quem vencer, fica com o primeiro lugar do Brasileirão 2010







Por Carlos Augusto Ferrari e Fernando Prandi São Paulo e Santos









montagem dorival junior e mano menezesMano e Dorival Júnior fazem duelo dos técnicos
(Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)


Corinthians e Santos colocam em jogo, neste domingo, às 16h, no Pacaembu, uma rivalidade de quase 97 anos. Mas, em 2010, o clássico mais antigo do estado de São Paulo ganhou um tempero bastante picante. Depois de um tumultuado confronto na Vila Belmiro pelo Paulistão, envolto por reclamações de firulas e um polêmico chapéu da estrela Neymar em Chicão, Timão e Peixe se encontram novamente valendo nada menos que a liderança do Campeonatoo Brasileiro. A Rede Globo transmite a partida, e você acompanha também, em Tempo Real, no GLOBOESPORTE.COM.



Enquanto no Estadual o Peixe tinha melhor campanha e jogava em casa, desta vez, a vantagem é corintiana. Passada a frustração pela eliminação na tão sonhada Taça Libertadores, o clube do Parque São Jorge engrenou logo nas primeiras rodadas do torneio nacional, com três vitórias e um empate. Números que o colocam na primeira colocação, com dez pontos.



- É um jogo duríssimo, que traz um histórico de enfrentamentos em grandes momentos. Espero que o Corinthians faça um grande clássico – resumiu o técnico Mano Menezes.



Já o Santos, mesmo em meio à disputa da Copa do Brasil, não perdeu a chance de somar pontos logo no início do Brasileirão. A equipe do litoral paulista obteve duas vitórias e dois empates até o momento e alcançou a terceira colocação, com oito pontos. Apesar dos dois times estarem em alta na tabela, ambos não convenceram com grandes atuações.



- É um clássico que vale a liderança, mas só pelo fato de ser um clássico já é uma motivação. Serão grandes jogadores em campo e eu sinto que teremos um jogo importante e muito bom – disse Dorival Júnior.









Mais do que a ponta da classificação, Corinthians e Santos se enfrentam em clima de revanche. No Paulistão, o Peixe venceu por 2 a 1, na Vila Belmiro, mas os corintianos deixaram a Baixada reclamando de firulas em algumas jogadas. O clima esquentou quando Neymar, com a bola parada, aplicou um chapéu em Chicão, que detonou o garoto pelo lance. Mesmo assim, o atacante garante que fará novamente se tiver oportunidade.



- Se der vontade (de um novo chapéu com a bola parada) por que não?- questionou Neymar.



- Temos que ser duros com o jogo, sem ficarmos irritados, bravos desnecessariamente. Isso lhe cega. Os profissionais vão saber se comportar, como soubemos na Vila. Com a bola rolando, o jogo andando, você pode fazer o que tiver habilidade para fazer. Com a bola parada, tem alguém que vai regular isso – rebateu Mano.



Sem Ronaldo e Robinho, mas com Dentinho e Neymar



montagem neymar e dentinho Clássico deste domingo terá duelo entre
Dentinho e Neymar (Foto: Getty Images)


Corinthians e Santos vão a campo sem seus principais jogadores. Ronaldo, com um problema muscular na panturrilha direita, foi vetado pelo terceiro jogo consecutivo e só volta a jogar depois da Copa do Mundo. Já Robinho está servindo a seleção brasileira na África do Sul e também não atua no clássico.



- A questão das ausências fica bem equilibrada, mas talvez nós perdemos um pouco mais. Isso porque o Santos já tinha uma formação antes da chegada do Robinho e ela se mantém com a entrada do André. Mesmo assim, não adianta ficar reclamando que vamos ter perdas, porque temos que entrar para fazer o resultado desde o primeiro minuto de jogo - disse o técnico corintiano.



Mano, aliás, não confirma a escalação. Depois de ser barrado por não estar bem fisicamente, o meia Danilo foi relacionado novamente, mas não tem presença certa. Paulinho e Defederico não renderam bem contra o Grêmio Prudente e podem perder as vagas para Jucilei e Jorge Henrique. No ataque, o treinador também não garantiu a permanência do centroavante Souza. Iarley corre por fora.



No Santos, Dorival Júnior tem apenas uma dúvida. O treinador não sabe se contará com o lateral-esquerdo Léo, que ainda se recupera de uma lesão na panturrilha esquerda. Caso ele seja vetado, Alex Sandro fica com a vaga. No mais, a equipe será a mesma que bateu o Guarani por 3 a 1, na rodada anterior.

































CORINTHIANS X SANTOS
Felipe, Moacir, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Paulinho (Jucilei) e Elias; Defederico (Jorge Henrique ou Danilo), Souza e Dentinho.Felipe, Pará, Edu Dracena, Durval e Léo (Alex Sandro); Arouca, Wesley, Marquinhos e Paulo Henrique Ganso; Neymar e André.
Técnico: Mano Menezes.Técnico: Dorival Júnior.
Estádio: Pacaembu. Data: 30/05/2010. Horário: 16h. Árbitro:Salvio Spinola Fagundes Filho (Fifa-SP). Auxiliares: Ednilson Corona (Fifa-SP) e Vicente Romano Neto (SP).
Transmissão: Rede Globo.
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir as 16h

Marcel diz que

habilidade dos jovens

santistas é impressionante

Com um estilo mais pesado e brigador, o atacante tenta se encaixar no habilidoso ataque alvinegro

Por Fernando Prandi Santos

O atacante Marcel está buscando seu espaço na equipe titular do Santos. Mesmo sabendo que tem um estilo que destoa do ataque que conquistou a admiração de todos com muita habilidade e velocidade, o jogador afirma que pode se encaixar na atual equipe alvinegra.

- Sou um jogador de área, finalizador e dentro das minhas características eu procuro ajudar. A habilidade dos caras é impressionante, mas se for todo mundo habilidoso assim, fica até sem graça. Deixa para um finalizar que fica tudo certo- brincou.

Na última quarta-feira, Marcel substituiu o habilidoso Neymar e conseguiu marcar o gol que desempatou o duelo com o Guarani, aos 41 minutos da etapa final, e ajudou o Santos a vencer por 3 a 1.

Neste domingo, no clássico contra o Corinthians, ele ficará à disposição do técnico Dorival Júnior no banco de reservas. Assim como a maioria dos santistas que deram entrevistas durante a semana, Marcel não espera por um clima pesado para o confronto.

- Não creio em clima de guerra. É normal. Nós ganhamos deles (no Paulistão) e agora eles querem ganhar da gente. O estádio vai estar cheio, a torcida do Corinthians sempre comparece, mas não acredito que vá ter clima hostil até por que quem for ao estádio vai ser presenteado com bom futebol.


São Paulo

Com baixas, Bugre e Tricolor voltam


a duelar no Nacional após seis anos



Guarani correrá atrás da reabilitação no Campeonato


Brasileiro, enquanto o São Paulo quer a terceira vitória


seguida para tentar entrar no G-4 do torneio




Por Marcelo Prado São Paulo





Vagner Mancini no treino do Guarani Vagner Mancini perdeu três jogadores importantes
para o duelo deste domingo (Foto: Agência Estado)

Guarani e São Paulo. Um duelo que já decidiu o Campeonato Brasileiro de 1986, vencido pela equipe do Morumbi nos pênaltis, voltará a ser realizado no Nacional após seis anos. E, nesse encontro entre um dos caçulas da Série A e um dos favoritos ao título da competição, o que chama a atenção é o número de desfalques das duas equipes.


Vagner Mancini e Ricardo Gomes sofreram para montar suas equipes. No Bugre, três titulares importantíssimos não estarão em campo: o volante e capitão Renan, e os atacantes Mazola e Roger. O trio foi emprestado pelo São Paulo que, através de uma cláusula contratual, vetou a presença dos três nas partidas de Campinas e do estádio do Morumbi, no segundo turno. No Tricolor, cinco titulares não estarão em campo: Cicinho e Richarlyson (suspensos), além de Miranda, Rodrigo Souto e Marlos (machucados).


Os dois times encaram a partida de maneira diferente. Para o Bugre, uma vitória na partida que será realizada no estádio Brinco de Ouro da Princesa valerá a reabilitação, já que na última rodada, o time comandado por Vágner Mancini perdeu por 3 a 1 para o Santos. Para o Tricolor, que vem de dois triunfos consecutivos, um novo resultado positivo poderá valer um lugar no grupo das quatro melhores equipes da competição.


A bola rolará em Campinas a partir das 16h e terá transmissão da TV Globo para o estado de SP. O canal Premiére, através do sistema pay-per-view, mostrará as imagens da partida para todo o país. O GLOBOESPORTE.COM também acompanhará o duelo em tempo real, com vídeos exclusivos, a partir das 15h30m.


Bugre animado


Apesar da derrota por 3 a 1 para o Santos, na última rodada, o Guarani fez uma boa partida. Mesmo jogando na Vila Belmiro, foi melhor que o adversário em alguns momentos da partida e segurou o empate por 1 a 1 até os 40 minutos do segundo tempo, quando o Peixe achou dois gols.


A ausência de três titulares não desanima o treinador do time campineiro.


- Não adianta reclamar disso agora. Já estava previsto no contrato e sabíamos disso. Cabe a nós, agora, buscar alternativas dentro do elenco para que o time mantenha o bom rendimento - afirmou o treinador, que já definiu os substitutos. No meio-campo, Maycon será o substituto de Renan, enquanto que a dupla formada por Fabinho e Ricardo Xavier, que fez sucesso no Campeonato Brasileiro da Série B, em 2009, tentará acabar com a boa fase da defesa do time do Morumbi, a segunda melhor da competição.


Tricolor desgastado, mas confiante


Hernanes no treino do São Paulo Hernanes, que completou 25 anos sábado, estará
em campo (Foto: Gaspar Nóbrega / VIPCOMM )

No São Paulo, o desgaste da equipe preocupa o técnico Ricardo Gomes. No segundo tempo do clássico contra o Palmeiras, na última quarta-feira, o time deu claros sinais de desgaste. Por isso,nada de treinos fortes nos últimos três dias. Gomes disse que usará o que tem de melhor nas três rodadas restantes desta primeira fase do Campeonato Brasileiro, que ficará parado por um mês por causa da Copa do Mundo. A vitória é considerada fundamental para os são-paulinos que almejam, no mínimo, um lugar entre os quatro quando a competição for interrompida.


O time terá várias novidades neste domingo. Com tantos desfalques, o treinador será obrigado a modificar o esquema tático, saindo do 3-5-2 para o 4-4-2. Na lateral-direita, o garoto Wellington, que foi titular nas partidas contra Botafogo e Flamengo, ganhará nova oportunidade. A vaga que seria de Richarlyson no setor defensivo ficará com Jorge Wagner, que ganhará nova oportunidade no meio-campo. Marcelinho Paraíba e Fernandinho disputam a vaga de Marlos, com maiores chances para o primeiro.

















GUARANI x SÃO PAULO
Douglas, Rodrigo Heffner, Fabão, Ailson e Márcio Careca; Maikon, Paulo Roberto, Baiano e Preto; Ricardo Xavier e Fabinho.Rogério Ceni; Wellington, Alex Silva, Xandão e Junior Cesar; Jean, Hernanes, Jorge Wagner e Marcelinho Paraíba (Fernandinho); Dagoberto e Fernandão.
Técnico: Vágner ManciniTécnico: Ricardo Gomes
Estádio: Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP). Data: 30/05/2010. Horário: 16h. Árbitro: Guilherme Cereta de Lima (SP). Auxiliares: Márcio Luiz Augusto (SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
Transmissão: A TV Globo transmite o jogo para o estado de SP. O Premiére, através do sistema pay-per-view fará a transmissão para todo o país

Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida a partir das 15h30 (horário de Brasília).


Hernanes festeja 25 anos, escapa

das ovadas e diz que não chegou

ao ápice

Jogador vive grande momento em 2010. Ele já marcou nove gols e é o vice artilheiro da equipe na temporada, perdendo apenas para Washington

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

ricardo gomes e hernanes, treino são pauloHernanes é um dos destaques do time de
Ricardo Gomes (Foto: Vipcomm)

Neste sábado, o volante Hernanes completou 25 anos. E, ao contrário do lateral-esquerdo Junior Cesar, que não conseguiu escapar das ovadas, o camisa 10, assim que o técnico Ricardo Gomes encerrou o treino, saiu em disparada para o vestiário. Aliviado, ele comemorou seu momento atual, com gols e belas atuações, mas deixa claro: o melhor ainda está por vir. Em 2010, Hernanes é o vice-artilheiro da equipe, com nove gols marcados. Ele está atrás apenas de Washington, que marcou 12 vezes.


- Cada ano precisamos crescer mais, trabalhar mais. É o melhor momento da minha vida. Estou mais experiente, maduro. Mas isso não para por aqui. Quero crescer mais – lembrou o meio-campista, em entrevista concedida ao site oficial do clube do Morumbi.

Apesar da pouca idade, Hernanes é um dos mais experientes do elenco. Já disputou 206 jogos, só perdendo para Rogério Ceni (907 partidas), Richarlyson (221) e Miranda (210).

Além da qualidade dentro de campo, o jogador se destaca pelas frases de efeito. E, ao comentar o seu aniversário, filosofou.

- Este é o mais feliz né. Aqueles que passaram não existem mais. E os que ainda vão vir também não. Então, este é o mais feliz (risos)", concluiu Hernanes.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Exame não aponta lesão grave, e Marlos

tem chance de encarar Bugre

Meia será reavaliado no próximo sábado, assim como o volante Rodrigo Souto, que se recupera de um problema na panturrilha direita

Por Marcelo Prado São Paulo

marlos, são pauloMarlos tem chances de enfrentar o
Guarani no domingo (Foto: Vipcomm)

A lesão sofrida pelo meia Marlos não é tão grave como se pensava, e o camisa 16 do São Paulo tem chances de enfrentar o Guarani, no domingo, em Campinas, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Uma ressonância magnética realizada nesta quinta-feira apontou uma pequena contratura muscular na coxa esquerda do jogador. O atleta passará por tratamento intensivo no Reffis e, na manhã de sábado, fará um teste no gramado do CT da Barra Funda.

A situação é a mesma de Rodrigo Souto, que não enfrentou o Palmeiras, na quarta, por causa de uma lesão na panturrilha direita. As dores já diminuíram, e no sábado o volante também realizará um teste no gramado.

O elenco são-paulino se reapresentou na tarde desta quinta. Os titulares fizeram trabalho no Reffis e depois correram pelo gramado. Já os reservas disputaram um treino tático em um dos campos do CT.

Para o jogo de domingo no estádio Brinco de Ouro da Princesa, o treinador Ricardo Gomes já não poderá escalar três jogadores: Miranda (com estiramento muscular na coxa esquerda), Cicinho e Richarlyson (suspensos).




Roth explica meio-campo repleto


de volantes : ‘Falta de opção’


Treinador lamenta ausência de um meia-armador a curto prazo




Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro





rafael carioca e celso roth, treino do vascoRoth, ao lado de Rafael Carioca, um dos quatro
volantes do meio-campo (Foto: Agência Estado)

Nilton, Léo Gago, Rafael Carioca e Souza. Esse será o meio-campo do Vasco contra o Inter, nesta quinta-feira, em São Januário. Quatro volantes e nenhum meia de armação. Segundo Celso Roth, a explicação para a falta de jogadores de criação na equipe não é uma preferência sua, mas uma carência da equipe.


- O Philippe sempre foi atacante. Ele rende melhor nessa posição. Infelizmente, não temos outra pessoa para colocar. É falta de opção. Carlos Alberto está machucado, Jéferson ainda se recupera de lesão e Magno ainda alterna bons e maus jogos – explica.


As mudanças na equipe que enfrentou o Avaí serão pontuais. Na zaga, Cesinha entra no lugar de Thiago Martinelli. Na lateral-direita, Elder Granja volta ao time no lugar de Jumar. E no ataque, Dodô substitui Elton.


- O Cesinha ainda não estava regularizado no último jogo. Agora entra por conta da velocidade que tem. O Elder se recuperava de lesão, por isso não foi titular contra o Avaí. Já Dodô vinha sendo testado ao lado de Elton, mas com a lesão do segundo, atuará ao lado de Philippe – disse o treinador.


O Vasco busca sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro. O jogo começa às 21h (horário de Brasília).


Guerreiro diz que o Botafogo não esqueceu o 6 a 0 contra o Vasco

Volante afirma que a goleada sofrida na Taça Guanabara servirá de motivação para o clássico do próximo domingo

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

leandro guerreiro, cruzeiro x botafogoLeandro Guerreiro no jogo contra o Cruzeiro
(Foto: Pedro Vilela/Agência Estado)

No próximo domingo, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão, o Botafogo terá pela frente o clássico com o Vasco. Uma lembrança recente de um duelo com o time da Colina ainda incomoda dos alvinegros: o 6 a 0 sofrido na Taça Guanabara.

De lá para cá, o Glorioso contratou o técnico Joel Santana e conquistou o título carioca, mas nem isso foi capaz de apagar a mágoa. O volante Leandro Guerreiro afirmou que os jogadores entrarão em campo dispostos a vencer no Engenhão e tentar enterrar de vez o fantasma.

- Com certeza pensamos naquele jogo. Temos que levar como motivação. Vamos entrar mais ligados para conseguir os três pontos. Aquele resultado ainda dói, ainda mais porque foi dentro do Engenhão. Ainda bem que o título melhorou o sentimento.

Com a derrota por 1 a 0 para o Cruzeiro, no Mineirão, o Botafogo caiu para quinta posição no Campeonato Brasileiro.

Vitoria

Autor do gol do triunfo heróico do Vitória, Evandro agradece ao técnico

Jogador, ex-Atlético-MG, marcou o gol da vitória de 4 a 3 do Rubro-Negro contra o seu antigo clube. Schwenck fez os outros três do Leão

Por GLOBOESPORTE.COM Salvador

Apresentado na última sexta-feira no Vitória, o meia Evandro, ex-Atlético-MG, acabou sendo decisivo para o triunfo de 4 a 3 do Rubro-Negro contra o seu antigo clube. O jogador marcou aos 42 minutos do segundo tempo o gol da vitória do Leão. Evandro e o volante Renan foram envolvidos em uma negociação com o Vitória, que cedeu o atacante Neto Berola ao time mineiro. Após a partida, Evandro agradeceu ao treinador Ricardo Silva pela oportunidade de ter entrado no jogo.

- Foi muito bom, pelo jogo que foi, com um jogador a menos, a gente não ter desistido nunca. Só tenho que agradecer a todo mundo e ao professor (Ricardo Silva) por ter me dado essa chance. E fui feliz em ajudar o time com o gol. Bom que somamos mais três pontos nessa caminhada.

Na próxima rodada, o Rubro-Negro enfrenta o Avaí em Florianópolis, sábado, às 18h30m.

Autor de três gols, Schwenck exalta empenho do time: 'Somos guerreiros'

Mesmo com um jogador a menos desde o início do segundo tempo, Vitória bate o Atlético-MG, no Barradão, por 4 a 3

Por GLOBOESPORTE.COM Salvador

O atacante Schwenck foi um dos grandes nomes do Vitória no triunfo de 4 a 3 (veja os gols) sobre o Atlético-MG. O jogador marcou três gols para o Rubro-Negro – Evandro, que entrou no segundo tempo, fez o quarto. Após a partida, ao ser perguntado sobre os gols, o jogador preferiu exaltar o empenho do Leão no segundo tempo.

- Assim como a torcida grita, somos guerreiros. Desde o início do segundo tempo com um jogador a menos, conseguimos vencer – disse o atacante.

Aos oito minutos do segundo tempo, quando o jogo estava 2 a 1 para o Vitória, o lateral-direito Nino foi expulso. A partir daí, a torcida do Vitória cantou durante toda a segunda etapa “time de guerreiros”. O Atlético empatou a partida por duas vezes, mas, aos 42 minutos, Evandro, ex-Galo, desempatou e fechou o placar: 4 a 3.

Na próxima rodada do Brasileirão, o Vitória enfrenta o Avaí em Florianópolis, sábado, às 18h30m.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Felipão admite vontade de voltar ao Palmeiras, mas ‘no futuro’

Técnico está prestes a deixar clube no Uzbequistão e ainda não decidiu qual será seu próximo destino

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Felipão técnico BunyodkorFelipão, como técnico Bunyodkor (Foto: AFP)

O sonho da diretoria e torcida palmeirense pode, sim, se concretizar. Mas não tão cedo. No último domingo, o técnico e ídolo alviverde Luiz Felipe Scolari falou sobre seu possível retorno ao Brasil, contou que foi procurado por outro grande clube do país e descartou algum acordo na Europa. Porém, ressaltou que não tomará nenhuma decisão até o mês de julho.

- A torcida do Palmeiras poderá ter esperanças, mas no futuro. Fico feliz sim, e vejo uma possibilidade de voltar ao Brasil no futuro e trabalhar no Palmeiras. Tenho lá um grupo de amigos, um carinho muito grande pela torcida. É um clube que ficou muito marcado para mim. Mas tudo isso no futuro. A única sequência certa agora é a ida no início do mês para Portugal. E depois uma decisão para que lado seguir – disse o treinador, em entrevista à Rádio Eldorado.

Felipão explicou ainda que já chegou a um último acordo com o Bunyodkor, do Uzbequistão, de forma amigável. Após sair do clube, o técnico vai para Portugal, onde seu filho pretende iniciar uma faculdade, e depois decidirá seu próximo passo profissional.

- Na metade do mês (de julho) eu decido se volto a trabalhar em algum lugar até o final do ano, ou se permaneço em Portugal, ou mesmo no Brasil, fazendo algo não só de trabalho, mas também com descanso – continuou.

Outro interessado, mas fora da Europa

Felipão confirmou que o Palmeiras o procurou, mas optou por manter em segredo o outro clube que tenta repatriá-lo.

- Fui procurado por dois grandes clubes brasileiros. Respondo dessa forma porque não quero enganar ninguém, para preservar um lugar para o qual eu posso não ir. Não posso falar o segundo clube. Não posso colocar em confusão essa possibilidade de em janeiro estar em outro lugar – afirmou.

Para aumentar as esperanças dos palmeirenses, o treinador garantiu que não foi procurado por nenhum clube europeu, e nem pretende voltar a comandar alguma equipe do Velho Mundo no momento.

- Não tenho nenhum entendimento com clube algum da Europa. Até porque ainda tenho contrato com o Bunyodkor, ainda estou decidindo uma situação financeira pendente. Só depois terei uma ideia total do que fazer, para onde vou me dirigir. Jamais faria um contrato de quatro ou cinco meses com qualquer clube europeu, até porque não é da cultura deles – concluiu.

Palmeirenses fecham a cara e encerram assunto 'baladas'

Jogadores evitam comentar confusão da semana passada, que culminou com a queda de Antônio Carlos Zago e a saída de Robert

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Sorridentes pela boa vitória sobre o Grêmio (4 a 2), os rostos dos jogadores do Palmeiras só se fechavam quando as perguntas eram sobre os “baladeiros” do Rio de Janeiro. Envolvido no episódio da segunda-feira passada, um dia após o empate sem gols com o Vasco, o atacante Ewerthon demonstrou irritação quando questionado novamente sobre o tema.

Assim como o Robert, dispensado pelo clube na última terça-feira, Ewerthon estava entre os atletas que demoraram a voltar para a concentração depois de serem liberados no Rio de Janeiro. Repreendido pelo técnico Antônio Carlos Zago, que chamou a atenção dos baladeiros pelo atraso, o camisa 86 foi apenas multado pela diretoria. Na primeira partida depois do incidente, ele marcou os dois primeiros gols da vitória sobre os gremistas.

- Este assunto acabou sendo perguntado no sábado, expus a minha opinião e não falo mais. Falo sobre futebol. Isso já faz parte do passado – limitou-se a dizer Ewerthon.

Outro que foi apontado pelo técnico Antônio Carlos como um dos atrasados no retorno ao hotel onde o time esteve concentrado no Rio de Janeiro, o zagueiro Maurício Ramos também evitou comentar o tema.

- Este é um assunto que está encerrado. Sou um cara responsável. Não estava (entre os atrasados) – disse o defensor.

O Palmeiras se reapresentou para os treinos nesta segunda-feira, na Academia de Futebol. Em clima mais tranquilo, os atletas fizeram exercícios na academia e uma movimentação no campo. Nesta quarta-feira, às 20h30m, a equipe enfrenta o São Paulo, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

Esperança de gols, Ewerthon se vê ‘começando do zero’ no Palmeiras

Após marcar duas vezes na vitória sobre o Grêmio, atacante acredita que fará uma grande temporada no time palestrino

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Ewerthon comemora gol do palmeiras sobre o grêmioEwerthon comemora gol do Palmeiras sobre o
Grêmio (Foto: Filipe Araújo / Agência Estado)

Contratado no início do ano para ajudar o sistema ofensivo alviverde depois de nove anos na Europa, o atacante Ewerthon vê finalmente a possibilidade de se firmar no ataque palmeirense. Com a saída de Robert, que teve seu contrato rescindido depois de se reapresentar na concentração atrasado e ainda discutir com Antônio Carlos Zago – técnico também demitido do clube – , o camisa 88 acredita que tem boas chances de fazer uma história com a camisa do time verde.

- Estou começando do zero agora. Tive uma lesão, na Copa do Brasil o esquema do time era diferente e cheguei a ficar oito jogos no banco. Agora começo do zero – salientou o atacante.
Ewerthon foi responsável por dois gols do Palmeiras na vitória sobre o Grêmio por 4 a 2, no último sábado, no Palestra Itália. O atacante esteve presente em todas as partidas da equipe até agora no Campeonato Brasileiro – três rodadas.

- Quando você começa desde o primeiro jogo é diferente. Fico tranquilo e feliz porque fiz os três jogos e tenho dois gols. O Brasileiro é difícil, mas a certeza que tenho é que vou fazer uma grande temporada. Trabalho feliz porque sei do meu potencial. Vim para fazer história no clube e para resgatar o que tive lá fora (na Europa), que é reconhecimento.

Nesta quarta-feira, quando o Palmeiras enfrenta o São Paulo, no Morumbi, Ewerthon deve ser mais uma vez titular da equipe. Depois da goleada sobre o Grêmio, ele acredita que o Alviverde pode dar trabalho ao rival, que vive um bom momento especialmente na Taça Libertadores.

– O São Paulo vive um bom momento, mas precisa saber da nossa força. Estamos embalados e este será um grande clássico. Tomara que o Palmeiras saia vencedor.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Armero cobrou coreografia de Ewerthon: 'Tienes que hacer!'

Atacante palmeirense afirma que imitou cachorrinho no segundo gol sobre o Grêmio porque lateral-esquerdo colombiano pediu

Depois de viver uma semana tensa com a queda de Antônio Carlos Zago e a saída do atacante Robert, o Palmeiras celebra o clima mais ameno na Academia de Futebol, depois da vitória sobre o Grêmio por 4 a 2. E o jogo com os gaúchos resgatou a dancinha na comemoração de um gol.

Um dos atletas mais queridos do elenco alviverde, o lateral-esquerdo Pablo Armero foi apontado pelo atacante Ewerthon como coreógrafo do time. Na tarde desta segunda-feira, na Academia de Futebol, o camisa 88 contou que seu companheiro cobrou uma comemoração diferente no gol sobre os gremistas. Depois de ter marcado pela segunda vez na partida no Palestra Itália, Ewerthon cedeu aos pedidos do colombiano e correu para a bandeirinha de escanteio para fazer o "cachorrinho" (veja no vídeo acima).

- A comemoração tem tudo a ver com o Armero, que é o inventor da coreografia. Ele pediu no primeiro gol, mas acabei não fazendo. No segundo, quando corri para a bandeirinha de escanteio, ele já estava lá falando "tienes que hacer, tienes que hacer!" (tem que fazer, em espanhol) e aí sim fizemos - contou Ewerthon, aos risos.

Armero não treinou com o elenco palmeirense na tarde desta segunda-feira porque já está reunido com a seleção colombiana, que disputa amistoso contra a África do Sul na próxima quinta-feira, em Pretória. Contra o Grêmio, o atleta pode ter feito sua última partida pelo clube paulista, pois é cobiçado pelo Werder Bremen (Alemanha).

Lincoln volta a treinar com bola e deve reforçar Palmeiras em clássico

Alviverde pode ter o meia novamente contra São Paulo, mas perde zagueiro Léo para jogo no Morumbi

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Recuperado de uma lesão na coxa direita, o meia Lincoln deve reforçar o Palmeiras no clássico com o São Paulo, nesta quarta-feira, às 20h30m, no Morumbi, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Fora dos últimos dois jogos do Alviverde na competição (Vasco e Grêmio), o camisa 99 voltou a treinar com bola na tarde desta segunda-feira, na Academia de Futebol.

Se o reforço no meio-campo está garantido, a zaga ficará comprometida para o clássico com o Tricolor Paulista. Com dores no músculo adutor da coxa direita, o zagueiro Léo está fora da disputa no Morumbi. O atleta começou a sentir um desconforto na região ainda na partida com o Grêmio, durante o primeiro tempo, e foi vetado pelo departamento médico alviverde. Maurício Ramos, que marcou um gol na vitória por 4 a 2 sobre os gremistas, deve substituí-lo.

Além de Léo, o técnico interino Jorge Parraga também não poderá contar com Pierre e Marcos Assunção, suspensos, além do lateral-esquerdo Armero, que integra a seleção colombiana que disputa amistoso contra a África do Sul na próxima quinta-feira, em Pretória.

domingo, 23 de maio de 2010



A torcida do Palmeiras não está satisfeita com a diretoria e protestou bastante antes e durante a partida contra o Grêmio. Mas, dentro de campo, o clima foi de tranquidade para o Verdão, apesar da fase conturbada. Ignorando os protestos, a equipe alviverde encurralou o tricolor gaúcho e ganhou por 4 a 2, com dois gols de Ewerthon (um ilegal), um de Maurício Ramos e outro de Cleiton Xavier (veja o vídeo com os gols). Jonas e Hugo descontaram. Este foi o último jogo no Palestra Itália antes da reforma que transformará o estádio na Arena Palmeiras. Se der tudo certo, o Verdão voltará a jogar em casa em 2012.


O resultado serviu para amenizar a crise palmeirense, que perdeu o técnico Antônio Carlos durante a semana. O time está com os mesmos sete pontos do líder Botafogo, mas fica em segundo lugar por ter saldo menor. Já o Grêmio vai ter de esperar mais um pouco para tentar se recuperar do baque da eliminação na semifinal da Copa do Brasil, quarta passada, contra o Santos. A equipe está em 19º, com apenas um ponto.



Confira a classificação atualizada do Campeonato Brasileiro


Verdão acerta nos contra-ataques


O primeiro tempo foi veloz, agradável. O Grêmio tomou iniciativa e, tocando bem a bola, chegou a empurrar o Palmeiras para trás. O time gaúcho, porém, girava de um lado para outro sem conseguir furar o bloqueio verde. O Palmeiras, por sua vez, tentava se lançar em contra-ataques com lançamentos de Cleiton Xavier. O camisa 10 do Verdão, com visão de jogo privilegiada, conseguia sempre achar um companheiro livre: ora Ewerthon, ora Vinícius e, às vezes, Armero subindo pela esquerda.


A estratégia do Verdão começou a dar certo aos 15 minutos, quando Cleiton Xavier recebeu passe de Armero e, de calcanhar, tentou achar Ewerthon na área. O passe não foi preciso e a bola estava indo em direção a Rodrigo. O zagueiro, porém, escorregou e Ewerthon pôde alcançar a bola. Com um potente chute de pé direito, ele acertou o cantinho direito de Victor.


O gol fez o Grêmio murchar um pouco. Douglas, apagado, não conseguia encontrar seus companheiros. Já Hugo, preso pelo lado esquerdo, foi burocrático. Com os dois meias em noite sem inspiração. Jonas e Leandro corriam de um lado para o outro esperando a bola, que não chegava.


O Verdão continuava investindo em saídas rápidas e, assim, chegou ao seu segundo gol aos 29. Dessa vez, o lance foi irregular, mas a arbitragem validou. Ewerthon dominou na intermediária palmeirense e partiu em velocidade em direção ao gol gremista. A bola ficou com Vitor, que cruzou da direita. Ewerthon, que correu para a área, fez o corta-luz para Vinícius encher o pé, praticamente à queima-roupa. Victor fez uma linda defesa, espalmando para cima. Na sobra, Ewerthon completou para o gol. O problema é que ele estava impedido no momento do chute de Vinícius.


Na comemoração, Armero e Ewerthon se requebraram e engatinharam imitando cachorro.


- É pro cachorrinho do Armero - explicou o autor do gol.


Mas a alegria durou pouco. Bastou o Verdão marcar o seu segundo gol para o Tricolor dar sinal de vida. Aos 31, Leandro acertou belo lançamento para Jonas, que dominou dentro da área, de pé direito, e chutou de canhota, no canto esquerdo de Marcos. Um belo gol na primeira jogada em que os dois atacantes do time gaúcho conseguiram se encontrar em campo.

Aos 45, Douglas e Marcos Assunção trocaram empurrões, após o gremista fazer falta no palmeirense, e foram expulsos.


Intervalo tenso


Se dentro de campo o clima era tranquilo, apesar das expulsões, fora das quatro linhas o Palestra Itália, que recebeu seu último jogo antes da construção da Arena Palmeiras, era uma panela de pressão. No intervalo, um grupo de torcedores se dirigiu em direção aos camarotes para hostilizar dirigentes. Nas arquibancadas, mosaicos pedindo as saídas do presidente Luiz Gonzaga Belluzzo e do vice-presidente de futebol Gilberto Cipullo. Antes do jogo, esses descontentes estenderam faixas de protesto na rua Turiassu.


Chuva de gols


O que era apenas uma fina garoa no primeiro tempo, se transformou em chuva mais forte e gelada. Mas apenas a chuva era fria. O jogo ferveu. Logo aos quatro minutos, Hugo empatou a partida ao completar, de cabeça, cobrança de falta de Fábio Rochemback. Como no primeiro tempo, o Grêmio tentava ir para cima, tinha a bola, mas vacilava e dava espaços para o Verdão puxar contra-ataques.


Aos 15, o time da casa voltou a ter vantagem quando Maurício Ramos, que entrou no lugar de Léo, machucado, subiu mais que todo mundo para completar cobrança de escanteio da direita. A cabeçada foi violentíssima e certeira. O jogo voltava a ficar bom para o Palmeiras, que tinha muitos espaços para dominar a bola e partir em velocidade.


Além disso, havia as falhas do Grêmio. O time gaúcho perdia as divididas e desperdiçava passes óbvios no meio de campo, dando chance ao adversário. Foi exatamente assim que o Palmeiras chegou a seu quarto gol. Aos 25, Maílson perdeu a bola no ataque e viu a casa cair. O contra-ataque, puxado por Cleiton Xavier, foi fatal. O meia avançou sozinho e passou para Vinícius, que entrava pela direita. O garoto, de 16 anos, perdeu o ângulo, mas, mesmo cercado, conseguiu girar o corpo e devolver a bola para Cleiton, que entrava pelo meio. O camisa 10 só empurrou rasteiro para as redes.


O quinto gol poderia ter saído aos 29, quando Armero fez boa jogada individual pela esquerda, invadiu a área e foi derrubado por Rodrigo. O pênalti foi claríssimo, mas o árbitro Paulo Godoy Bezerra ignorou.


Mas nem fez falta. O quarto gol garantiu o triunfo verde. Aliviada após a vitória, a torcida palmeirense, que tanto tem sofrido, cantou a "Tarantella", tradicional canção italiana.


















PALMEIRAS 4 X 2 GRÊMIO

Marcos, Vítor, Danilo, Léo (Maurício Ramos) e Armero; Edinho, Marcos Assunção, Márcio Araújo e Cleiton Xavier; Vinícius (Paulo Henrique) e Ewerthon (Souza).

Victor, Joílson, Ozeia, Rodrigo e Bruno Collaço (Maílson); Fábio Rochemback, Adílson, Hugo e Douglas; Jonas e Leandro (William)


Técnico:Jorge ParragaTécnico: Silas
Gols: Ewerthon, 15, 29; Jonas, 31do primeiro tempo; Hugo, 4, Maurício Ramos, 15, Cleiton Xavier, aos 25 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Edinho, Márcio Araújo, Vinícius (Palmeiras), Douglas, Fábio Rochemback, Adílson (Grêmio). Cartões vermelhos: Jonas (Grêmio) e Marcos Assunção (Palmeiras)
Estádio: Palestra Itália, em São Paulo. Data: 22/05/2010. Árbitro: Paulo H. Godoy Bezerra (SC). Auxiliares: Carlos Berkenbrock e Angelo Rudimar Bechi (ambos de SC).

sábado, 22 de maio de 2010


No próximo sábado, às 18h30, contra o Grêmio, pelo Brasileirão, o torcedor do Palmeiras poderá vero último jogo oficial no Palestra Itália antes do Projeto da Arena Palestra Itália prevê capacidade
para 45 mil torcedores (Foto: Divulgação)

fechamento da casa alviverde para obras de modernização, que vão durar nada menos que dois anos, se tudo correr bem. Após o duelo com os gremistas, o Verdão ainda pode fazer um amistoso de despedida, que ainda não tem data e adversário definidos.

A nova casa do Verdão terá capacidade para 45 mil espectadores, além de uma infra-estrutura totalmente modernizada, com restaurantes, lanchonetes e anfiteatros. Durante o período das obras, a ideia inicial da diretoria é de mandar os jogos na Arena Barueri e no Pacaembu.

O momento para despedida de casa, no entanto, não é dos melhores. O clube atravessa mais uma crise, com as demissões do técnico Antônio Carlos Zago e do atacante Robert, está com rumores de direitos de imagem atrasados, o seu principal jogador, Diego Souza, afastado definitivamente por causa de problemas do meia com alguns torcedores e, apesar de ter quatro pontos em dois jogos no Brasileirão, não vem mostrando um futebol conivente em campo.

Para um dos atletas mais experientes do grupo, Marcos Assunção, ainda existe motivação do time e da torcida para uma bonita despedida.

- Tem clima, sim. Não está tudo perdido. Temos quatro pontos em dois jogos. A torcida vai comparecer e nós temos a obrigação de presenteá-la depois dessa semana conturbada. Pisamos na bola, mas isso é passado. Será um jogo difícil em casa e vamos precisar de todos os tipos de aopoio.

Ainda sem treinador efetivo, o time será comandado por Jorge Parraga, que estava a frente do Palmeiras B. O técnico deve fazer algumas mudanças com relação a equipe que vinha sendo escalada por Zago.

As principais delas podem ser as entradas de Souza e Gabriel Silva nos lugares do próprio Marcos Assunção e Armero, respectivamente. Pierre, suspenso, não joga e deve ser substituído por Leandro Amaro, com Edinho sendo deslocado para o meio. Já para o lugar do demitido Robert, Ivo e Paulo Henrique disputam a vaga.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

A exemplo de Zago, Parraga fecha treino para definir equipe

Interino testa duas formações em atividade que não foi vista pela imprensa. Marcos Assunção diz aceitar reserva, caso técnico opte por Souza






Antes da demissão, o ex-técnico Antônio Carlos Zago adotou uma prática no Palmeiras, principalmente às vésperas de jogos decisivos. Costumava fechar os treinos para a imprensa e formar um clima de mistério. Assim ocorreu antes dos duelos contra Atlético-PR e Atlético-GO, pela Copa do Brasil. Com o interino Jorge Parraga, a estratégia continua. Nesta quinta-feira, ele comandou um treino coletivo entre titulares e reservas e a imprensa só pôde entrar no CT por volta das 10h40, quando apenas alguns suplentes e juniores estavam em campo.

Parraga fechou treino desta quinta-feira
(Foto: Robson Fernandjes/Agência Estado)

- Não teve nada de anormal, apenas um simples coletivo com duas formações diferentes. Depois tivemos uma conversa no vestiário, por isso acabou atrasando a entrada de vocês da imprensa. É importante essa conversa para conhecer melhor o treinador. Sempre bom conversar, antes, durante e depois do treino - ponderou o volante Marcos Assunção.

Na quarta-feira, Parraga já havia testado duas formações. Uma com Assunção e Armero, titulares do meio-campo e da lateral esquerda, respectivamente. Outra com Souza e Gabriel Silva ocupando as duas vagas. O técnico disse admirar muito o futebol de Souza, cria da base palmeirense. Sua entrada acarretaria a saída de Marcos Assunção, que não se abala com a possibilidade de ser reserva, ainda mais em um momento conturbado no Palestra Itália.

- Sou profissional e tenho que pensar no bem do clube. Se eu jogar bem, ou o Souza jogar bem, todo mundo sai ganhando - resumiu Assunção.

Parraga ainda conta com outras opções para formar o time. Apesar de ter utilizado Leandro Amaro na zaga, ele pode promover o retorno de Danilo, que teve efeito suspensivo aceito pelo STJD depois de pegar 11 jogos de gancho pela briga com Manoel, do Atlético-PR. No ataque, Paulo Henrique é uma possibilidade para substituir o dispensado Robert, mas o meia Ivo chegou a participar do time titular.

domingo, 2 de maio de 2010


A História da Sociedade Esportiva Palmeiras começa no dia 26 de agosto de 1914, quando o clube foi fundado por imigrantes italianos na cidade de São Paulo com o nome de Società Sportiva Palestra Italia. A primeira partida da equipe foi disputada em 24 de janeiro de 1915 contra o Savóia, do atual município de Votorantim, à época distrito de Sorocaba, no interior paulista, e contou com a vitória palestrina por 2 a 0, com gols de Bianco e Alegretti. Depois de colecionar nas décadas de 20 e 30 do Século XX uma série de títulos paulistas e conquistar uma quantidade relevante de torcedores, o clube foi obrigado a mudar seu nome para Sociedade Esportiva Palmeiras em 1942, por ocasião da Segunda Guerra Mundial, já que o Brasil, governado pelo então presidente Getúlio Vargas, declarou guerra aos países do "Eixo" (Alemanha, Itália e Japão) e se alinhou aos países "Aliados", (EUA, URSS, Grã-Bretanha, França, e outros países).

Na sua primeira partida com o novo nome, sagrou-se campeão paulista com uma vitória sobre o São Paulo FC no Estádio do Pacaembu. Nas décadas seguintes, ampliou seu acervo de títulos e se consolidou com uma das equipes mais importantes do Brasil. Nos "anos de ouro" do futebol brasileiro, quando o País conquistou seus três primeiros títulos mundiais de futebol e encantou o planeta, o Palmeiras era um dois poucos times que conseguiam ser páreo para o Santos de Pelé, considerado um dos maiores times do mundo em todos os tempos. Na ocasião, por conta da técnica apurada e pelo toque de bola refinado de seus jogadores, o Palmeiras foi comparado a uma "Academia de Futebol".

Coincidentemente, após o maior ícone da Academia, o meia Ademir da Guia, encerrar a carreira em 1977, o Palmeiras ficou durante um longo período sem conquistar títulos. Conhecido como "Divino" por conta da grande classe no trato da bola e pela eficiência, Ademir da Guia é considerado o maior jogador da história do alviverde, com a impressionante marca de 901 jogos disputados, 153 gols marcados e dezenas de títulos conquistados, entre campeonatos oficiais e torneios amistosos nacionais e internacionais.