quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Internacional

D’Ale se derrete pela torcida: ‘Não dá para entender tanta paixão’

Argentino diz que Inter é o clube fora da Argentina com o qual ele mais se identificou. ‘O colorado é doente’, diz ele

Por Alexandre Alliatti e Richard Souza Porto Alegre


D`Alessandro Internacional com medalha libertadores na bocaD`Ale morde medalha: campeão da América no
Inter (Foto: Vipcomm)

Teve uma empatia natural a relação entre Andrés D’Alessandro e a torcida do Inter. Quando ele desembarcou em Porto Alegre, em julho de 2008, percebeu que aquele povo vermelho estava disposto a idolatrá-lo, como se buscasse um novo Fernandão. Passados dois anos, o argentino é campeão da Libertadores e se firma como um dos maiores ídolos recentes do clube. Minutos depois de erguer a taça continental (nesta quarta-feira, com vitória de 3 a 2 sobre o Chivas), El Cabezón se derreteu pela torcida vermelha.

- Nesse momento, eu lembro da minha família. No momento ruim, no momento bom, minha família está presente. Tem gente que perdi, da minha família, que está sempre dando uma força. É o primeiro sentimento. Depois, a gente vai se dando contas do que conquistou. O torcedor mesmo passa isso. O colorado é doente. Não dá para entender tanta paixão. Estou muito orgulhoso das pessoas, do carinho que me dão. A gente faz parte disso. Tem que comemorar. É merecida essa taça – disse D’Alessandro.

O camisa 10 é torcedor do River Plate. Adora o clube argentino. Mas ele diz que o Beira-Rio é o espaço, fora da Argentina, onde ele mais se sentiu em casa. O meio-campista também defendeu o Wolfsburg, da Alemanha, o Portsmouth, da Inglaterra, o Zaragoza, da Espanha, e o San Lorenzo, da Argentina.

- Já falei, faz um tempinho, que acho que, fora da Argentina, o Inter foi o clube mais importante da minha carreira. Não tenho como não sentir isso. Estou aqui há dois anos. A gente conquistou um título que não tive a oportunidade de conquistar antes – afirmou o meia.

D’Alessandro não tem presença certa no Inter para o Mundial. Ele diz que pretende ficar, mas admite que analisará as propostas que fatalmente chegarão.

Internacional


Na 'melhor parte da vida', Leandro Damião lembra do amigo Walter

Depois de fazer um gol na decisão da Libertadores, atacante diz que sentiu falta do ex-companheiro



O corredor do vestiário, o túnel de acesso ao campo e o gramado do Beira-Rio ainda estavam cobertos de papel picado na tarde desta quinta-feira. Lembranças da festa pelo bicampeonato do Inter na Libertadores da América. Como se alguém que esteve no Gigante nesta quarta pudesse esquecer. A noite em Porto Alegre foi de êxtase, de festa que invadiu a madrugada. Para os jogadores, os protagonistas deste momento tão marcante, ela será eterna.

Na vitória sobre os mexicanos do Chivas, por 3 a 2, Leandro Damião, de 21 anos, fez o segundo gol, o da virada. Tanta coisa poderia passar pela cabeça dele, mas lembrou justamente de quem não estava no Beira-Rio.

- Assim que eu fiz o gol, comecei a pensar: cadê o Waltinho?, meu colega, meu amigo. Ele agora está seguindo a vida dele no Porto, que é muito bom para ele - contou.

Leandro Damião do InternacionalLeandro Damião vive dia de herói após o título da Libertadores (Foto: Alexandre Alliatti / Globoesporte.com)

Walter está em Portugal e faz parte de um grupo de jogadores que foram inscritos na Libertadores e saíram antes, mas também são campeões, campeões sentimentais. Assim como Danilo Silva e Thiago Humberto, além do técnico Jorge Fossati, que comandou o grupo até as quartas de final, sendo demitido antes da semifinal.

Campeão de fato, Damião lembra de tudo aquilo que viveu nesta temporada até chegar ao objetivo máximo. Antes de chegar ao Inter, em maio de 2009, o garoto natural do Paraná e corintiano na infância passou por times amadores de São Paulo e Santa Catarina até chegar ao Atlético de Ibirama, de onde foi "pescado" pelo Colorado.

- Foi muito difícil. Fui bem no começo do Gauchão, na equipe B. Soube aproveitar a chance. O Fossati me inscreveu na Libertadores, então não foi por acaso. O Roth assumiu, tive a chance de entrar e poder ajudar a equipe. É inexplicável entrar, fazer um gol e conquistar a Taça Libertadores como primeiro título profissional. Não sabia nem se seria relacionado para o banco de reservas e muito menos ter a oportunidade de entrar na partida. Quando o Celso Roth me chamou e pediu que eu ficasse entre os zagueiros, pensei em entrar e ajudar. Queria fazer alguma coisa para ser lembrado. Claro que atacante vive de gol e procuro marcar os meus, mas ser decisivo numa final de Libertadores era mais do que sonhava. Quando eu peguei aquela bola, resolvi correr, que nem é muito a minha. Estou tão feliz que nem consigo expressar - comentou.

Damião ressaltou ainda que sua história na partida decisiva poderia ter sido bem diferente.

- Imagina se eu entro e machuco o Tinga. Quando eu subi, acabei machucando com o joelho a cabeça dele. Deu um alívio quando eu vi o Tinga voltando... Imagina se eu entro, machuco o Tinga e não faço o gol - ponderou.

O atacante diz que a rotina não vai mudar. E ele não quer que mude. Vai continuar buscando espaço com paciência. Tem Brasileirão e Mundial de Clubes pela frente e ninguém quer ficar fora.

- É trabalhar, dar o máximo a cada dia, a cada treino, fazer um bom Brasileiro, buscar o título. Quem sabe eu entro na lista do Mundial? Minha família tem me ajudado bastante, meu pai sempre disse que era para ter calma quando não era escalado. Disse que as chances apareceriam. Há dois anos, não me via jogando com esses caras que estão aqui. Kleber, D’Alessandro. Nossa! Não dá para acreditar. Até agora, foi a melhor parte da minha vida - afirmou.

Internacional


Tales tira onda de campeão, some na festa do título e dá susto em Bolívar

Depois de erguer a taça com o pai, capitão do Inter, garotinho foi comemorar com a torcida e deixou o general preocupado no Beira-Rio

Por Alexandre Alliatti e Richard Souza Porto Alegre


Bolívar e Filho levantam a taça LibertadoresBolívar e Tales levantam a Taça Libertadores 2010
(Foto: AE)

Houve um momento da comemoração pelo bi do Inter na Libertadores da América em que Bolívar ficou tenso. Durante a explosão de alegria com os companheiros no gramado do Beira-Rio, na noite desta quarta-feira, o capitão colorado se deu conta de que Tales não estava mais por perto. Minutos antes, ele e o filho de dez anos levantaram a taça juntos. O general cumpriu a promessa que fez depois do primeiro jogo da final contra o Chivas, quando o garotinho esperto sonhou com o gol que o pai fez na vitória por 2 a 1, no México.

- Chegou um certo momento que perdi ele dentro de campo e fiquei muito preocupado, deixei até de comemorar para procurar. Mas fiquei muito feliz por ter realizado o sonho dele de poder levantar este troféu tão cobiçado. E ele faz parte disso também. Não queria ir à aula hoje, mas já dei uma dura. Falei para ir e aproveitar o momento, um momento importante da vida dele – contou.

O gramado do Gigante estava mesmo tomado por jogadores, funcionários do clube, jornalistas e torcedores. Não era difícil se perder, ainda mais uma criança. E o que teria acontecido a Tales? Quem o conhece não demora muito tempo para imaginar. Ele anda mais famoso que o pai.

- Ele estava beijando a medalha, mostrando para a torcida como se fosse um atleta (risos). Sei da personalidade que ele tem, dando entrevistas, fico muito contente porque ele é uma criança que vive isso comigo desde pequeno. Está pegando a parte boa dessas competições importantes, aparecendo em muitas emissoras. Fico feliz por poder fazer a alegria dele também – disse.

Ele estava beijando a medalha, mostrando para a torcida como se fosse um atleta. Sei da personalidade que ele tem, dando entrevistas, fico muito contente porque ele é uma criança que vive isso comigo desde pequeno"
Bolívar, capitão do Inter e pai de Tales

Com Tales, Bolívar teve a honra de erguer a Taça Libertadores pela segunda vez na carreira, a primeira como capitão. O dia 18 de agosto de 2010 não vai sair da memória.

- É um momento único nas nossas vidas. Poucos têm este prazer. Estou muito contente por ter conquistado mais um título de Libertadores, que para este clube é muito importante, para os jogadores também – afirmou.

O zagueiro é honesto. Sabe que o Inter não foi brilhante desde o início da competição. Oscilou, passou por maus bocados para ir à decisão. Tudo superado na base do comprometimento, da entrega, e do trabalho de um treinador que chegou quase no fim do caminho.

- Acho que da fase classificatória até o Estudiantes (semifinal) alternávamos altos e baixos. A equipe conseguia fazer algumas boas partidas, mas em outras não. Éramos muito criticados. Um grande plantel, mas havia a discussão se daríamos conta do recado. A parada da Copa do Mundo e a troca de treinador foi muito importante. O Celso Roth conseguiu recuperar jogadores que não vinham jogando. O próprio Taison, que não vinha tão bem na primeira parte, mas foi um diferencial do nosso time nessa segunda parte. O Celso Roth fez a diferença com seu trabalho, não desmerecendo o Fossati, que deu sua contribuição para chegarmos às semifinais – afirmou.

A quinta-feira foi de folga para o grupo colorado, mas nesta sexta haverá trabalho. Isso porque neste domingo a equipe tem compromisso pelo Brasileirão. Às 16h, recebe o Atlético-GO, no Beira-Rio.

Internacional


Medalha no peito e malas prontas: Sandro leva o Inter na bagagem

Campeão da América, volante embarca para a Inglaterra na próxima semana cheio de saudade: ‘Sempre vou ter um pouco do clube comigo’

Por Alexandre Alliatti e Richard Souza Porto Alegre


O dia seguinte ao bicampeonato do Inter na Libertadores tem sido uma correria só para o volante Sandro. Entre um compromisso e outro, a folga desta quinta-feira serviu para ele arrumar as malas e resolver os últimos detalhes da transferência do Colorado para o Tottenham, da Inglaterra. O volante bom de bola, e agora campeão da América, embarca para Londres na próxima segunda. Antes, nesta sexta, vai a Brasília visitar amigos e parentes. A despedida será num sítio. Ele deve ser apresentado pelo novo clube na próxima quarta-feira.

Sandro InternmacionalDe tão grande, o Inter não cabe na bagagem, mas está no coração do volante (Foto: Alexandre Alliatti / globoesporte.com)

A medalha do título continental fica. A menina dos olhos dele terá lugar de destaque na casa dos pais, Rosângela e Juacir. São eles quem guardam todas as lembranças da carreira de sucesso e meteórica. Esta ele gostaria de levar. Dá para ver pelos incontáveis beijos que ela recebe. A conquista mexeu com o jogador. Foi no Beira-Rio, seu vizinho em Porto Alegre, seu cartão postal, que teve a chance de se destacar como profissional, em 2008. Na bagagem, Sandro colocou roupas, um computador e um violão para tocar músicas sertanejas. Sem falar da enorme vontade de vencer, da saudade das pessoas, do Brasil, e sobretudo, do Inter.

- Sempre vou ter um pouco do Inter comigo. Mas é uma nova vida. Sei que eles têm os jogadores deles lá, que têm moral no clube. Vou chegar como jogador de Seleção também, que foi campeão da Libertadores. Eu sei que vou ter de começar do zero, nunca joguei lá, o torcedor não me conhece. Eu gosto disso, desses desafios. Vai ser difícil para mim, mas me sinto preparado – disse.

O volante não cabe em si de tanta felicidade. Ainda não cansou de se emocionar com a conquista mais importante da carreira até agora. Mas não vai embora sem deixar uma lembrança ao Inter. A camisa 99, número de jogos que disputou pelo Colorado, com o nome dele, vai ser emoldurada e ficará para o clube. Assim como todo o talento que Sandro dedicou aos vermelhos.

Sandro InternmacionalSandro enche medalha da Libertadores de carinho
(Foto: Alexandre Alliatti / globoesporte.com)

- Estou feliz demais, sem explicação. Desde o começo do ano, quando fui negociado, vocês viram como foi cada dia. E eu sempre dizia que sairia campeão. Tinha isso na cabeça. Fui coroado, foi maravilhoso este tempo no Internacional. É gostoso demais ouvir que estou marcado no clube, ainda mais no Inter, que tem uma história maravilhosa. Fazer história no Inter é maravilhoso. Tive só alegrias, um pouco de dificuldades também, mas tudo isso faz crescer – afirmou.

Houve quem pensasse que Sandro seria um jogador diferente por ter a saída marcada. E foi. Foi melhor. Cresceu de produção, não tirou o pé das divididas, se entregou por completo.

- Sempre pensava no grupo, que é maravilhoso, todos são muito amigos Vou sentir muita falta disso e pelo que o Inter fez por mim, me deu a oportunidade de chegar à Seleção. Quero dar continuidade para estar sempre na Seleção. Este título vai ficar para sempre – comentou.

Para os colorados, Sandro também fica.

Internacional


CBF anuncia nova data para o duelo adiado entre Santos e Internacional

Equipes se enfrentarão no dia 13 de outubro. Jogo foi remarcado a pedido do Inter, que se preparava para o primeiro jogo da final da Libertadores



A partida entre Santos e Internacional, válida pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, já tem nova data. Os times se enfrentarão no dia 13 de outubro, às 22h (de Brasília), na Vila Belmiro.

Originalmente, Peixe e Colorado duelariam no dia 8 de agosto, mas a CBF atendeu ao pedido dos gaúchos, que se preparavam para disputar a primeira partida da decisão da Taça Libertadores da América, contra o Chivas Guadalajara, do México. O Inter se sagrou campeão do torneio continental, nesta quarta.

Internacional

Kleber e Libertadores: no Inter, lateral-esquerdo chega ao título tão desejado

Conquista coloca o jogador entre os grandes da posição no Colorado



Os mais velhos vão lembrar de Oreco e Vacaria, das décadas de 50 e 70, respectivamente. A geração atual não esquece Jorge Wagner, campeão da Libertadores da América de 2006. Naquele mesmo ano, Rubens Cardoso fez história ao ganhar o Mundial de Clubes. Todos defenderam a lateral esquerda do Inter, ergueram troféus pelo Colorado. Marcaram o nome na história do clube.

kleber internacional gol chivas Kleber comemora o gol de empate do Inter, marcado por Rafael Sóbis (Foto: agência EFE)

Este ano é de Kleber. Campeão da Libertadores nesta quarta-feira após a vitória por 3 a 2 sobre o Chivas, o jogador dificilmente continuará no clube no restante da temporada. Sempre quando perguntado sobre uma eventual reformulação no grupo colorado, o vice de futebol do clube, Fernando Carvalho, destaca que não há controle apenas sobre a situação do camisa 6. Os direitos do atleta pertencem ao empresário Delcir Sonda.

Contratado em 2009, Kleber não chegou a ter momentos brilhantes na campanha da Libertadores, como fez no Santos, por exemplo, mas sempre se mostrou constante. Jogador de toque refinado, assistências e que também faz gols. Nunca viu o posto no time titular ameaçado. Chegou, vestiu a camisa e jogou. Foi assim com Tite, Mário Sérgio, Jorge Fossati e Celso Roth. Todos os técnicos apostaram nele.

Nunca gostei de me comparar a jogadores que vestiram a mesma camisa, nem aqui, nem no Corinthians, nem no Santos. Cada um deu sua parte, sua contribuição"
Kleber, lateral-esquerdo do Inter

O jogador também é muito querido pela torcida. Resolveu o problema da posição que andava carente há algum tempo. Também é campeão gaúcho e da Copa Suruga, títulos conquistados na temporada passada. Ele evita qualquer tipo de comparação com os antecessores. Diz apenas que tem dado sua contribuição ao clube.

- Nunca gostei de me comparar a jogadores que vestiram a mesma camisa, nem aqui, nem no Corinthians, nem no Santos. Cada um deu sua parte, sua contribuição. Pouco se fala, mas tem o Rubens Cardoso, um campeão mundial aqui. Se chegou e foi campeão, teve seus méritos. Eu procuro sempre fazer minha parte – frisou.

Há muito ele buscava esta Libertadores. Já foi até campeão mundial com o Corintihans, em 2000, mas ainda não tinha a taça mais desejada das Américas. Agora tem. Tem também títulos paulistas, do Rio-São Paulo, Brasileiros e Copa do Brasil. Currículo digno de um jogador de um clube campeão de tudo.

- Faltava só esse para carimbar e eu consegui. O mérito do time foi sempre se respeitar e respeitar os adversários. Todo título é emocionante - disse.

Palmeiras

Ronaldinho é liberado para acertar com Palmeiras, diz TV

19 de agosto de 2010 10h22 atualizado às 12h49

Belluzzo - 619 Foto: Ricardo Matsukawa/Terra

Fonte ligada a Belluzzo desmentiu informação; no clube, nada de confirmação
Foto: Ricardo Matsukawa/Terra

De acordo com o canal de TV por assinatura SporTV, o acordo entre Ronaldinho e Palmeiras pode estar mais próximo. O jogador já teria inclusive conseguido sua liberação junto ao Milan para acertar seu retorno ao Brasil, e dependeria apenas de acerto de detalhes para ser anunciado como novo meia palmeirense. Na noite da quarta-feira, Assis (irmão e representante de Ronaldinho) teria se reunido com Gilberto Cipullo, diretor de futebol do clube paulista. Luiz Gonzaga Belluzzo, presidente palmeirense, não estaria na reunião, mas teria sido comunicado dos avanços na negociação.

A reportagem do Terra tentou entrar em contato com Assis, Cipullo, Belluzzo e com os assessores de imprensa do Palmeiras, mas não foi atendida em nenhuma das ligações. Entretanto, uma pessoa próxima ao presidente alviverde disse que a notícia "é tudo mentira". Segundo a informação, Belluzzo estava em Campinas na quarta-feira, e não entrou em contato com Cipullo sobre este assunto. No Palmeiras, o departamento de comunicação disse não ter informações a respeito.

Palmeiras


Contra o Vitória, Verdão tenta repetir placar raro para manter sonho

Time de Felipão busca reverter vantagem baiana na Sul-Americana no Pacaembu para seguir na luta por uma vaga na Libertadores



Montagem Toninho Cecilio Scolari Felipão Vitória x PalmeirasCecílio e Felipão se enfrentam mais uma vez (Foto:
Montagem sobre foto da Ag. Estado)

O Palmeiras tem às 21h50m desta quinta-feira, no Pacaembu, uma missão complicada e que em raras vezes viu acontecer nesta temporada. Diante do Vitória, a equipe de Luiz Felipe Scolari tentará reverter a vantagem conquistada pelos baianos na semana passada, no Barradão, e avançar à segunda fase da Copa Sul-Americana, competição que dá uma vaga à Libertadores do próximo ano.

Derrotado por 2 a 0 na primeira partida, disputada em Salvador, o Palmeiras precisa vencer os comandados de Toninho Cecílio por três gols de diferença. No entanto, o placar um pouco elástico não tem sido o forte da equipe paulista em 2010. Neste ano, o time só conseguiu tal façanha em duas oportunidades: 5 a 1 sobre o Mogi Mirim, pelo Campeonato Paulista, e 4 a 0 sobre o Flamengo-PI, na primeira fase da Copa do Brasil. Em ambas as ocasiões o time era dirigido por Muricy Ramalho.

- A situação melhorou depois que vencemos o Atlético-PR pelo Brasileiro. O time ficou mais confiante, treinou melhor e sabemos que, mesmo fazendo dois gols, ainda podemos conseguir a classificação nos pênaltis - disse o técnico Luiz Felipe Scolari.

Em situação mais confortável, o Vitória, que recentemente esteve perto de conseguir uma vaga na Libertadores, caindo na final da Copa do Brasil diante do Santos, também busca manter seu sonho de rodar a América em 2011. Com a vantagem de poder perder por até um gol de diferença, o time de Toninho Cecílio ainda vê o que é raro para o Palmeiras também ser raro no seu currículo nesta temporada. Em 2010, o Rubro-negro perdeu apenas uma partida por três gols de diferença: 4 a 1 para CSA, pela Copa do Nordeste.

Jogadores com crédito e Marcos com 500 partidas

Felipão não comentou sobre a escalação palmeirense para a partida com os baianos, no Pacaembu. No entanto, o treinador deu pistas de que deve repetir a formação que venceu o Atlético-PR, pelo Brasileiro, com três defensores.

- Todos ganharam créditos por causa da vitória sobre o Atlético-PR. Eles se portaram bem e tiveram créditos comigo e com a torcida. Mas para que isso aumente, tem de conseguir mais vitórias - alertou Felipão.

Para a partida com o Vitória, Felipão não poderá contar com Lincoln, lesionado, além de Kleber, suspenso por ter sido expulso contra o São Paulo na Libertadores deste ano quando ainda atuava pelo Cruzeiro. Valdivia, apesar de já treinar com o elenco, não foi inscrito para esta etapa da competição.

Assim, Felipão aposta em seu escudeiro para conseguir a classificação. Ele confia que Marcos, goleiro que completará 500 partidas pela equipe, possa garantir a classificação. Acostumado a ser pressionado, o arqueiro alertou que a partida não será fácil.

- É uma responsabilidade saber que faço 500 jogos em uma partida tão importante. Não vai ser um jogo festivo porque temos de ganhar de 3 a 0. Mas isso tudo prova que sou querido no clube e vou tentar como nas outras partidas fazer bom jogo contra o Vitória.

Vitória faz mistério

Depois de ficar em situação um pouco mais confortável no Campeonato Brasileiro, com o triunfo por 4 a 2 contra o Santos, no último domingo, o Vitória volta suas atenções para a Copa Sul-Americana. O time baiano tenta novamente passar pela fase nacional da competição, como fez em 2009, em sua primeira participação no torneio. Para isso, conta com a vantagem de ter vencido o primeiro jogo por 2 a 0. Mas os jogadores esperam dificuldades em São Paulo.

- Sabemos que na Sul-Americana e no Campeonato Brasileiro é sempre complicado, mas estamos bastante concentrados e temos que ser fortes em todo jogo. O torcedor sempre pode esperar isso do Vitória, que o time vai entrar forte e concentrado – afirmou o volante Ricardo Conceição.

Apesar da boa vantagem, o técnico Toninho Cecílio adotou o mistério e fechou parte do treino desta quarta-feira. O treinador deve ter o reforço do goleiro Viáfara, recuperado de uma lesão em um dedo da mão direita.

A dúvida fica com relação ao ataque. Henrique, autor de dois gols no último domingo, não está inscrito na Copa Sul-Americana. O jogador deve ser substituído por Elkeson. A outra vaga será disputada por Scwenck e Junior.

PALMEIRAS X VITÓRIA
Marcos; Maurício Ramos (Tinga), Danilo e Fabrício; Vitor, Edinho, Marcos Assunção, Márcio Araújo e Rivaldo; Luan e Tadeu (Ewerthon). Viáfara; Eduardo, Wallace, Anderson Martins e Egídio; Vanderson, Ricardo Conceição, Renato e Ramon; Elkeson e Schwenck (Junior).
Técnico: Luiz Felipe Scolari. Técnico: Toninho Cecílio.
Local: Pacaembu, em São Paulo. Horário: 21h50m. Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR).
Auxiliares:Erich Bandeira (PE) e Dibert Pedrosa Moisés (SC)
Transmissão:O Sportv transmite a partida ao vivo a partir das 21h50m.
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em Tempo Real a partir das 21h50m.

Palmeiras

Nome de Valdivia aparece no BID, e meia está livre para pegar o Guarani

Chileno já pode fazer a sua reestreia na partida contra o Bugre, no próximo domingo



Valdívia, do PalmeirasValdívia, do Palmeiras (Foto: AE)

O meia Valdivia já está liberado para reestrear pelo Palmeiras, contra o Guarani. domingo, às 16h (de Brasília), no Brinco de Ouro de Princesa, em Campinas. O nome do chileno apareceu nesta quinta-feira no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, e o jogador está regularizado para jogar pelo Alviverde.

Valdivia, que já tem o visto de trabalho para atuar no Brasil, resolveu outras pendências pela manhã, como a documentação de liberação no Al Ain, seu ex-clube do Emirados Árabes.

O jogador já está treinando pelo Verdão há duas semanas e não deve ter problemas físicos para jogar no domingo. O camisa 10 do Chile na última Copa do Mundo já teve uma passagem pelo time do Palestra Itália em 2008, quando conquistou o Campeonato Paulista.

Santos

Fim da novela: Neymar adia sonho europeu e acerta sua permanência

Projeto apresentado pelo Peixe convenceu jogador e seus representantes. Diretoria tem o mesmo plano para segurar Ganso



Neymar treino SantosNeymar permanece no Peixe para alegria geral da
nação santista (Foto: Ag. Estado)

Neymar disse sim. Ao Santos, à torcida alvinegra, a Pelé, Mano Menezes, Dorival Júnior, Zagallo. Durante os últimos dias, o garoto, de 18 anos, ouviu de todos os lados pedidos para que permanecesse no Brasil, com o objetivo de amadurecer, se tornar um jogador mais completo e, só então, se aventurar no futebol europeu. O atacante e seus representantes pediram ao Chelsea que aguardasse pelo menos até o fim da Taça Libertadores 2011. Valeu também o esforço dos dirigentes do Peixe, que bateram o pé. O clube inglês, se quissesse, teria de pagar a multa de € 35 milhões (R$ 79 milhões). O contrato de Neymar, agora, vale até o fim de 2015, e a multa, a partir de 1º de dezembro, passará a ser de € 45 milhões (R$ 101 milhões).

O acordo foi confirmado nesta quinta-feira, em reunião entre Neymar, seu empresário, Wagner Ribeiro, e o presidente santista, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro. No entanto, o "fico" está selado desde a última terça-feira, quando foi apresentado um projeto de carreira para o jovem.

Bruce Buck, presidente do Chelsea, está em São Paulo. Ele veio para assistir à final da Taça Libertadores e também para tentar fechar a contratação, mas a diretoria do Peixe armou uma estratégia de guerra para "esconder" Neymar e fazê-lo assinar o novo contrato antes que eles conversassem com o americano que gerencia o clube europeu.

A princípio, o pai do jogador, Neymar da Silva Santos, e o agente, Wagner Ribeiro, pressionaram pela transferência. Diziam ser arriscado esperar, pois acreditavam que uma proposta como a que o garoto recebeu poderia não se repetir. No entanto, a retórica do presidente santista, Luis Alvaro Oliveira Ribeiro, e de seus colaboradores convenceu os representantes, que não forçaram mais a barra.

- O projeto apresentado pelo Santos para Neymar é maravilhoso. Desde a imagem no exterior, sendo trabalhada aqui no Brasil com media trainning, até a assistência à família. Nunca vi nada igual - afirmou Wagner Ribeiro.

Neymar vai passar a ganhar mais dinheiro no Santos, mas não chega perto ao que o Chelsea lhe ofereceu: € 4 milhões (R$ 9 milhões) por ano. O Peixe, por outro lado, não vai extrapolar seu teto salarial. O pagamento será feito em parceria com investidores, a exemplo do que aconteceu com Robinho. O Peixe seguirá pagando seu máximo, R$ 160 mil, valor que o jogador já recebe. O restante virá via parceiros e ações de marketing. Além disso, o atacante ganhará aumento cada vez que uma meta estabelecida for cumprida: convocação para a Seleção, artilharia, títulos.

Nas próximas semanas, o Peixe chamará Paulo Henrique Ganso para apresentar um projeto semelhante. A meta é segurar as duas joias até a Copa do Mundo de 2014.

- O nosso sonho é que os dois disputem o Mundial como jogadores do Santos - afirmou o presidente santista, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro.

Santos

Santos contrata Rodrigo Possebon

Volante de 21 anos foi revelado pelo Internacional e contratado pelo Manchester United em 2008



Possebon SantosRodrigo Possebon é do Santos por quatro anos
(Foto: Rafael Miramoto / Divulgação)

O Santos acertou a contratação do volante Rodrigo Possebon, de 21 anos. Revelado pelo Internacional, ele foi contratado pelo Manchester United em 2008. Em 2009, passou por um breve período no Sporting Braga, de Portugal, mas voltou para a equipe inglesa. Agora é do Peixe pelos próximos quatro anos. A apresentação oficial será na próxima segunda-feira.

Possebon tem nacionalidade italiana e vem sendo aproveitado pela seleção sub-20 daquele país. Foi convocado no ano passado pela primeira vez.

O Santos comprou 35% dos direitos sobre o jogador, que nasceu em Sapucaia do Sul, no Rio Grande do Sul, começou no Internacional e deixou o clube colorado aos 16 anos, em 2007, para se transferir para o Manchester United.

São Paulo

Com 217 jogos, Miranda diz que seu ciclo no São Paulo está perto do final

Diretoria luta para negociá-lo até o final da janela de transferências para não correr o risco de ver o defensor sair de graça no meio do ano que vem



junior cesar são paulo treinoMiranda treina enquanto a diretoria tenta negociá-lo
com algum clube do Exterior
(Foto: Gaspar Nobrega / Vipcomm)

Um dos jogadores mais antigos do atual elenco do São Paulo, com 217 partidas disputadas, o zagueiro Miranda está perto de deixar a equipe. Com apenas mais um ano de contrato, o Tricolor sabe que, se quiser ter algum lucro, precisa vender o jogador até o fim da janela de transferências para o Exterior, que termina no dia 31. E o próprio defensor já adotou o tom da despedida em entrevista concedida no CT da Barra Funda.

- Acredito que o meu ciclo esteja perto do final. Até agora, ninguém me procurou para renovar contrato. Talvez o momento não seja ideal. É um momento de transição, alguns atletas estão subindo das categorias de base. Acho que até por isso os jogadores com mais tempo de casa estão saindo. Mas deixo isso para a diretoria. Eles é que podem responder sobre isso – afirmou o camisa 5.

Miranda esteve muito perto de deixar o São Paulo em janeiro, quando o Wolfsburg (ALE) ofereceu US$ 20 milhões (R$ 34 milhões) pelo seu futebol. O São Paulo concordou em negociar o atleta que, no entanto, não quis ir. Ele temia perder espaço na seleção brasileira que se preparava para a disputa da Copa do Mundo da África. Veio a lista, o atleta não foi chamado por Dunga e seu futebol, desde então, caiu muito de produção. Caso nenhuma negociação aconteça agora, Miranda, em dezembro, poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe sem que o São Paulo seja ressarcido.

Questionado sobre o assunto, o superintendente de futebol, Marco Aurélio Cunha, acredita na saída do defensor.

- Depende dele. Propostas por ele sempre existiram, mas ele não quis por causa da seleção e da Libertadores. Existe uma negociação muito bem encaminhada. Acho que até o fim da janela só sai o Miranda – afirmou o dirigente.

Vasco


Comparado ao veloz Euller, Éder Luis espera construir sua própria história

Contra o Fluminense, atacante vai utilizar a camisa 7, um desejo de infância



eder luis vasco coletivaÉder Luis durante entrevista em São Januário
(Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)

A grande velocidade de Éder Luis já rendeu uma comparação com outro atacante veloz que passou pelo Vasco: Euller, conhecido como "Filho do Vento", que jogou na Colina entre 2000 e 2002 e fez boa dupla com Romário. O atual atleta cruzmaltino acredita que realmente tem características parecidas, e agora espera fazer o mesmo sucesso. Euller conquistou o Campeonato Brasileiro de 2000 na Colina.

Éder Luis espera poder mostrar mais uma vez sua velocidade neste domingo, às 18h30m (de Brasília), no clássico com o Fluminense, no Maracanã. Ele, no entanto, ainda não sabe se o técnico Paulo César Gusmão vai escalá-lo desde o início.

- A velocidade é parecida. Já haviam feito esta comparação quando eu estava no Atlético-MG. Espero pode fazer o mesmo que ele fez no Vasco. Por onde passou, o Euller fez sucesso. Eu estou procurando fazer a minha história, espero um dia ser reconhecido - disse o jogador.

O atacante está especialmente animado com a oportunidade de vestir no clássico a camisa 7, um desejo de infância do atleta. Por coincidência, este é o mesmo número que era utilizado por Euller.

- Eu sempre gostei da camisa 7. Antes de ser profissional, já gostava. Pela primeira vez vou conseguir usá-la. Um jogador que jogava com esta camisa e que eu admirava era o Bebeto.

Perguntado sobre qual time pode ser apontado como favorito para o clássico de domingo, Éder Luis não titubeou e jogou a responsabilidade para o lado tricolor.

- Fluminense. É o líder. Encaixou mais rápido.

Vasco

Alvo de elogios, Fagner diz que não vai relaxar para manter a boa fase

Lateral-direito faz elogios a Mariano, do Flu, rival no clássico do próximo domingo: 'Tem tudo para chegar na Seleção'



Fagner durante coletiva do VascoFagner e seu cabelo moicano com luzes
(Foto: Fred Huber / GLOBOESPORTE.COM)

Principalmente por causa de problemas de lesão, o lateral-direito Fagner teve algumas dificuldades para ser firmar na equipe do Vasco. A posição foi apontada como uma das carências do time, e a diretoria foi atrás do paraguaio Irrazábal. Mas Fagner não se abateu e, novamente bem fisicamente, conseguiu uma sequência de boas apresentações e a vaga de titular. A fase favorável rendeu elogios, mas o jogador não quer relaxar.

Ele tem consciência de que o nível de exigência dos torcedores vai aumentar e, desta forma, precisa estar sempre em alto nível para manter sua condição.

- Vejo os elogios com muita felicidade, mas também com os pés no chão. Tenho uma autocrítica grande. Sempre revejo os jogos para saber onde errei e acertei. Não posso relaxar, me empolgar. Sei também que a cobrança será maior do que quando entrei no time, no jogo contra o Goiás. Sei que fui bem nos últimos, mas tenho que entrar no clássico tranquilo - disse.

No clássico, Fagner terá como rival um outro lateral-direito que está dando o que falar: Mariano, um dos pilares do líder Fluminense. O vascaíno reconheceu a qualidade do tricolor e disse que ele tem potencial para vestir a camisa do Brasil no futuro.

A ansiedade existe, e é a coisa mais gostosa que existe.Tem tudo para ser um espetáculo"
Fagner

- Ele é um grande jogador, tem muita força. Tem tudo para chegar na Seleção. Espero que não vá tão bem contra o Vasco (risos).

Ansioso para que domingo chegue logo, Fagner prevê um clássico para ficar marcado. Ele garantiu que os jogadores cruzmaltinos estão muito motivados para missão de desbancar o Flu.

- É um jogo que todo atleta gostaria de participar. A ansiedade existe, e é a coisa mais gostosa que existe.Tem tudo para ser um espetáculo. Semana de clássico já é diferente. O trabalho não muda muito, mas o jogador já pensa de outra forma. Os 11 que entrarem em campo pelo Vasco vão dar a vida.

Vasco e Fluminense se enfrentam no próximo domingo, às 18h30m (de Brasília), no Maracanã. O time das Laranjeiras é o líder com 32 pontos, e o Gigante da Colina está em nono, com 20.

Vitória


Kléber Pereira deve estrear pelo Vitória contra o Guarani

Atacante está treinando em dois turnos e vai ser observado por Cecílio



Kleber Pereira no treino do VitóriaKléber Pereira deve estrear contra o Guarani
(Foto: Felipe Oliveira / Site Oficial do Vitória)

Se tudo correr como o esperado, Kléber Pereira vai estrear com a camisa do Vitória no duelo contra o Guarani, no próximo dia 26 de agosto, no Barradão, pela 16ª rodada do Brasileirão. O atacante, que tem 34 anos, é a mais recente aquisição do Rubro-Negro para o setor.

A previsão é do preparador físico Ednilson Sena e do fisiologista Valter Abrantes, que montaram um cronograma especial para condicionar o atleta. Kléber Pereira vem treinando nos dois períodos e, na próxima semana, vai ser observado pelo técnico Toninho Cecílio.

Vitória

‘Quero o Vitória jogando com inteligência’, diz Toninho Cecílio


Técnico acredita que Rubro-Negro terá parada dura contra o Palmeiras, mas que não há motivos para temer o adversário



Toninho Cecilio durante coletiva do VitóriaCecílio pede inteligência ao time contra o Palmeiras
(Foto: Felipe Oliveira / Site Oficial do Vitória)

Para o técnico Toninho Cecílio, o Vitória terá uma missão difícil nesta quinta-feira, quando vai encarar o Palmeiras pela Copa Sul-Americana, no Pacaembu, mesmo com a vantagem de perder até por um gol de diferença. No jogo de ida, o Leão venceu por 2 a 0.

- Vamos ter um adversário muito difícil pela frente. Mas quero ver um Vitória jogando com inteligência, frieza, se impondo fora de casa, ocupando os espaços. Temos que gostar de estádio cheio fora de casa e crescer em cima da dificuldade - afirmou o treinador.

O comandante rubro-negro optou por não revelar a escalação para o duelo contra o Alviverde.

- Vou deixar para momentos antes da partida. Mas, independente de quem entrar, quero um Vitória preparado para jogar bem e forte - declarou.

Atlético-GO

Josiel e Diogo Galvão acertam com o Atlético-GO para disputa do Brasileiro

Atacantes são apresentados na sede do clube rubro-negro nesta quinta-feira



Josiel Diogo Galvão Atlético-GOJosiel e Diogo Galvão são apresentados no Dragão
(Foto: Site Oficial do Clube)

O Atlético-GO apresentou nesta quinta-feira o centroavante Josiel, que estava no Jaguares de Chiapas, do México, e o atacante Diogo Galvão, ex-Goiás. Os dois jogadores, que atuam no ataque, chegam para dar uma injeção de ânimo no Dragão. Atualmente, o time ocupa a lanterninha do Campeonato Brasileiro, com nove pontos.

Mesmo fora do Brasil, Josiel garante que acompanhou o progresso do Atlético-GO até chegar à elite do futebol nacional.

- O que sei do clube é que em cinco anos ganhou quase tudo o que disputou. Achava a equipe muito boa e até pensei que iria mais longe na Copa do Brasil. Não era para estar nessa situação. Por isso, eu confio que vai sair - afirmou, em entrevista ao site oficial do time.

O vínculo de Josiel com o Jaguares de Chiapas acabou no dia 17 de julho. Mas, na verdade, o centroavante guarda boas lembranças mesmo é de quando defendeu o Paraná em 2007. Na ocasião, ele foi artilheiro do Brasileirão com 20 gols, apesar de a equipe ter sido rebaixada. A temporada memorável lhe rendeu uma transferência para o Al-Wahda, dos Emirados Árabes. No ano passado, Josiel defendeu o Flamengo. Em seguida, transferiu-se para o Jaguares de Chiapas (México).

Já Diogo Galvão se destacou no início deste ano pelo Trindade, como artilheiro do Campeonato Goiano. Após o Estadual, o jogador foi contratado pelo Goiás. Na chegada ao Atlético-GO, o atacante lembrou a força do ataque da equipe.

- Há grandes atacantes aqui e vamos unir forças para tirar o Atlético desta situação - disse.

Ficha técnica:

Nome: Josiel da Rocha
Data de nascimento: 7/8/1980, em Rodeio Bonito-RS
Idade: 30 anos
Altura: 1,74 m
Peso: 75kg

Principais clubes:
Juventude-RS
Brasiliense-DF
Paraná Clube-PR
Al-Wahda - Arábia Saudita
Flamengo-RJ
Jaguares - México

Títulos:
Taça Rio: 2009
Campeonato Carioca: 2009


Ficha técnica

Nome: Diogo Galvão de Macedo
Data de Nascimento: 7/3/1982, em Rondonópolis-MT
Idade: 28 anos
Altura: 1,73m
Peso: 73 kg

Clubes:
União de Rondonópolis-MT
Beira–Mar (Portugal)
Desportivo de Chaves (Portugal)
Esporte Lisboa e Nelas (Portugal)
União de Rondonópolis-MT
Vila Aurora-MT
Trindade-GO
Goiás

Atlético-MG

Zagueiro Réver é inscrito no BID da CBF e pode estrear contra o Santos

Um mês depois de ser anunciado, jogador deve ser a novidade da zaga



Rever Atlético-MGRéver está libertado para jogar (Foto: Divulgação)

O Atlético-MG conseguiu regularizar o zagueiro Réver. O jogador poderá estrear neste domingo, diante do Santos, na Vila Belmiro.

O presidente atleticano, Alexandre Kalil, anunciou a contratação de Réver pelo Twitter, no dia 19 de julho. O zagueiro já treina com o grupo há algumas semanas, mas só nesta quinta-feira, foi citado no BID da CBF. A documentação do jogador demorou a chegar da Alemanha. A falta de garantias bancárias para o pagamento foi um dos motivos do atraso.

Réver foi contratado do Wolfsburg, da Alemanha. Ele assinou contrato por quatro anos.

Atlético-MG


Zagueiro Lima rescinde contrato para renovar compromisso com o Galo

Novo vínculo do jogador aparece no BID da CBF e vai até maio de 2012.Já o goleiro Renan Ribeiro renova até maio de 2013



Lima Atlético-MGLima vai ter contrato renovado até 2012
(Foto: Fernando Martins / Globoesporte.com)

Não é para o torcedor do Galo se assustar, mas nessa quarta-feira, o zagueiro Lima rescindiu seu contrato com o Atlético-MG, pelo menos para o Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. Essa manobra foi necessária para que o contrato do jogador fosse renovado até maio de 2012.

Entenda o caso

Lima está no Galo desde o início do ano, e mesmo sem contrato assinado se recuperava de uma lesão sofrida na época em que atuava pelo Real Bétis, da Espanha. Assim que se recuperou, se propôs a assinar um contrato de risco com o clube, de apenas três meses. Esse vínculo se encerraria no dia 10 de setembro, mas como o Atlético-MG e o jogador chegaram a um entendimento, esse contrato foi prorrogado, verbalmente, até maio de 2012.

Para que essa situação pudesse ser firmada legalmente, as partes tiveram que por fim ao acerto anterior, e firmaram um novo acordo até o dia 19 de maio de 2012. Com o novo vínculo, o jogador se mostra mais à vontade.

- Sem dúvida dá mais tranquilidade. Você consegue dormir um pouco mais tranquilo com isso. Agora é concentrar nos objetivos que a gente tem pela frente. A recuperação no Brasileiro, além de seguir na Sul-Americana.

Contrato prorrogado

Quem também teve seu vínculo estendido junto ao Atlético-MG foi o jovem goleiro Renan Ribeiro, considerado por muitos o futuro dono da camisa 1 do time. Com apenas 20 anos, o jogador já compõe o elenco profissional do clube e teve seu contrato prorrogado até o dia 28 de maio de 2013.

Atlético-MG

Diego Souza aposta em sequência
de jogos para evoluir fisicamente

Meia faz o décimo jogo com a camisa do Galo neste domingo, contra o Santos



Diego Souza no treino do Atlético-MGDiego Souza confirma crescimento físico
(Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)

O meia Diego Souza chegou ao Atlético-MG como a grande contratação da temporada. Prova disso é que, mesmo sendo um jogador de linha, atua com a camisa 1. O atleta disse estar chegando à forma física ideal e que, com a sequência de jogos, o crescimento será natural. A próxima partida do Galo no Campeonato Brasileiro será contra o Santos, domingo, às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro.

- Eu sempre procuro melhorar a cada dia. A evolução está vindo, estou me movimentando mais, conseguindo as jogadas. De agora para frente, a tendência é melhorar ainda mais.

Diego Souza espera um jogo complicado em Santos, mas acredita em um bom resultado.

- A expectativa para este jogo é muito boa. Temos totais condições de chegar lá e conseguir a vitória. Temos que manter a pegada dos dois últimos jogos. Agora, durante a semana, temos que procurar melhorar a parte técnica.

O camisa 1 do Galo comemorou as duas últimas vitórias do time, sobre o Grêmio Prudente, pela Copa Sul-Americana, e sobre o Guarani, pelo Campeonato Brasileiro.

- Sem dúvida nenhuma, a equipe evoluiu muito, a gente vinha jogando bem, tendo o domínio dos jogos, mas os gols não saíam. Nos últimos jogos, tivemos o domínio total e conseguimos nosso objetivo. Agora, é trabalhar forte para as vitórias continuarem vindo.

Em nove jogos com a camisa do Galo, Diego fez um gol, na derrota por 2 a 1 para o Internacional.

Atlético-PR

Prudente perde três pontos no Brasileiro e cai para penúltimo lugar

Clube foi punido pelo STJD pela escalação irregular de zagueiro no jogo contra o Flamengo, na terceira rodada do campeonato



O Grêmio Prudente perdeu três pontos no Campeonato Brasileiro. Após julgamento realizado nesta quinta-feira, pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o clube foi punido pela escalação irregular do zagueiro Paulão na derrota para o Flamengo, na terceira rodada do torneio. A equipe já havia recebido a punição, mas recorreu e tentou o efeito suspensivo.

Confira a tabela atualizada do Brasileirão

Além de ter perdido os pontos, que deixam o time de Presidente Prudente agora na penúltima colocação, com 12 pontos, o clube terá que pagar uma multa de R$ 1 mil. O jogador, que corria o risco de ser suspenso por até um ano, foi absolvido. O advogado do clube alegou que o atleta atuou por apenas 20 minutos e que sua escalação não trouxe benefícios ao Prudente. Ele tentou com isso uma punição mais leve, com a retirada de apenas um ponto, mas, por maioria de votos, foi mantida a decisão de primeira instância.

Paulão foi expulso na estreia do Brasileirão contra o Avaí. Foi suspenso por dois jogos, porém cumpriu apenas um. Ele entrou em campo contra o Flamengo na segunda etapa da partida do dia 23 de maio, no Maracanã, em que o time da casa venceu por 3 a 1.

O clube se defende afirmando que a notificação da punição de dois jogos ao zagueiro só chegou aos dirigentes na segunda-feira, um dia após o confronto.

- Achamos que foi errada a forma como o clube foi notificado, apenas na segunda-feira, de um julgamento que ocorreu na sexta-feira após às 20h. Lamentamos a perda destes pontos, mas iremos trabalhar para que, dentro de campo, consigamos recuperar as posições que perdemos - afirmou o presidente do conselho deliberativo, Walter Sanches.

Com a decisão, o Atlético-PR sai da zona do rebaixamento e vai para a 16ª colocação, com 14 pontos.

Avaí

Um passo de cada vez: Lopes prega humildade para manter Avaí na ponta

Treinador exalta comprometimento e divide méritos com atletas e comissão



Antonio Lopes e Gabriel do AvaíAntonio Lopes e Gabriel se cumprimentam no campo:
'Mexeu com brio dos jogadores' (Foto: Ag. Estado)

Grande surpresa do Campeonato Brasileiro em 2009, o Avaí vem confirmado nesta temporada que não está na elite a passeio. Sexto colocado na competição na edição passada, a equipe, agora comandada por Antônio Lopes, já é a terceira na classificação. Nesta quarta, eliminou o poderoso Santos da Copa Sul-Americana. O segredo para desbancar os favoritos? Dar um passo de cada vez.

Mesmo com 66% aproveitamento dos pontos na competição nacional no período pós-Copa, técnico e equipe fazem o possível para não compartilhar a euforia da torcida. Primeiro, antes de comemorar e sonhar com voos mais altos, querem garantir a permanência na Série A por mais uma temporada.

- A prioridade é se afastar do rebaixamento e tentar chegar o mais rapidamente possível a 48 pontos, que estatisticamente nos deixaria fora do Z-4. Só depois vamos ver o que vai acontecer. Não adianta pensar mais a frente se não atingirmos esse projeto primeiro – disse Lopes.

O discurso modesto do treinador não para por ai. Mesmo com uma campanha invejável desde que assumiu o clube, com direito a vitória sobre o São Paulo no Morumbi e sobre o vice-líder Corinthians, o comandante faz questão de dividir os méritos com a comissão técnica e o elenco.

- Todos entenderam a nossa filosofia. Estão contribuindo e se dedicando com bastante afinco em campo e, fora dele, levando uma vida correta como tem que ser de um atleta. De nada adiantaria um bom trabalho ser ministrado se eles não estivessem afim. Mesmo com tudo isso é difícil. Não podemos bobear.

Antônio Lopes, técnico de futebolLopes, o "xerife" à beira do campo (Foto: Vipcomm)

Além do oba-oba, o técnico quer evitar qualquer tipo de vaidade no grupo. Logo na sua estreia barrou Sávio e Vandinho, tidos como grandes reforços do ataque nesta temporada. Segundo o zagueiro Gabriel, o novo estilo "xerife" mexeu com brio dos jogadores. E agora, mesmo reconhecendo que as atuações de Patric, Robinho e Caio vem sendo decisivas para os resultados obtidos até então, Lopes prefere enaltecer o rendimento da equipe como um todo.

- É preciso ser humilde e ter espírito coletivo. Ninguém pode querer aparecer mais do que o outro. Assim, todos se destacam, como está acontecendo agora. O conceito é esse: mostrar como todos são importantes dentro do grupo – resumiu.

Sul-Americana
Com a classificação à segunda fase da Copa Sul-Americana, o Avaí continua tendo jogos no meio de semana. Preocupado com o desgaste dos jogadores, o treinador admite que irá poupa-los em alguns confrontos. Mas nega que esteja priorizando alguma das duas competições.


- É muito difícil trabalhar em duas competições ao mesmo tempo. A seqüência gera desgaste físico, psicológico. Temos a preocupação de dosar os trabalhos agora. Vamos levar isso em consideração na hora de escalar. Mas não existe isso de dar prioridade. Vamos batalhar na duas disputas.

Botafogo

Marcelo Cordeiro brinca com mistério de Joel na ala: ‘Escalou o Abreu’

Treinador do Botafogo realizou treinos fechados e não divulgou a equipe titular que enfrenta o Avaí neste sábado, no Engenhão



Marcelo Cordeiro BotafogoMarcelo Cordeiro fez piada sobre mistério de Joel
(Foto: Felippe Costa / Globoesporte.com)

O técnico Joel Santana continua fazendo mistério sobre a escalação do Botafogo para encarar o Avaí, no próximo sábado, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão. O treino desta quinta-feira foi fechado e a imprensa só pôde assistir aos minutos finais do coletivo. O lateral Marcelo Cordeiro disse que esconder o time faz parte do futebol e brincou quando foi perguntado se ele já sabia o substituto de Alessandro, que está suspenso, na ala direita.

- Muitos times fazem isso para dificultar a vida dos adversários e acho válido. O Joel vem analisando algumas possibilidades e acredito que tenha umas três opções. Mas ele já decidiu, escalou o Abreu – brincou.

Quanto ao adversário, Marcelo Cordeiro disse que o Botafogo precisa tomar cuidado. Segundo ele, os catarinenses vão querer usar os contra-ataques para surpreender.

- Eles têm um ataque muito rápido e vão dificultar a nossa vida. Temos que ter um sistema defensivo bem equilibrado para não sofrermos gols - finalizou.

No treino desta quinta-feira, o treinador fez várias mudanças e acabou o coletivo com uma equipe bem ofensiva: Jefferson; Somália; Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Marcelo Cordeiro; Leandro Guerreiro, Lúcio Flávio e Maicosuel; Caio, Edno e Herrera.

Botafogo


Herrera se defende da ausência de gols: ‘Tenho a confiança do técnico’

Atacante reconhece que não está repetindo as mesmas atuações do Campeonato Carioca, mas se diz tranquilo na equipe



Herrera BotafogoConfiança de Joel Santana deixa Herrera tranquilo
(Foto: Felippe Costa / Globoesporte.com)

Com um gol nos últimos oito jogos, o atacante Herrera vem convivendo com poucas oportunidades de marcar, mas não se diz preocupado coma fase no clube. Um dos destaques do Botafogo na conquista do Campeonato Carioca deste ano, o argentino diz que a marcação dos adversários está cada vez mais dura e sabe que é preciso se desdobrar para conseguir uma boa jogada. Mesmo assim, ele se considera um atleta importante na cabeça do técnico Joel Santana.

- Realmente não venho marcando tantos gols como antes, mas a marcação aumentou muito. Vou continuar trabalhando para ajudar ainda mais o Botafogo, mas sei que tenho a confiança do técnico – disse.

O ataque do Botafogo é setor que apresenta uma maior disputa por posições. Titular da equipe ao lado de Jóbson, Herrera diz que a competitividade é uma coisa importante para o clube. Além dos dois, Loco Abreu, Caio e Edno, que também joga no meio-campo, são as outras opções de Joel.

- A briga é boa e saudável. Ainda tem o Loco Abreu que voltou de amistosos pelo Uruguai e vem treinando. Mas tenho certeza que qualquer um que entrar fará o melhor pelo Botafogo.

Herrera é o artilheiro do Botafogo no Campeonato Brasileiro, com cinco gols. O zagueiro Antônio Carlos vem atrás, com quatro. Bruno César, do Corinthians, está na ponta da lista dos goleadores, com oito.

Botafogo

Último jogo entre Botafogo e Avaí no Engenhão foi marcado por confusão

Torcedores com ingressos na mão não conseguiram entrar no estádio e causaram tumulto. Diretoria afirma que fato não acontecerá outra vez



A diretoria do Botafogo não guarda boas recordações do último confronto, contra o Avaí, no Engenhão. No dia 12 de outubro de 2009, os minutos iniciais da partida, que acabou empatada em 2 a 2, foram marcados por momentos de tensão do lado de fora do estádio. Apesar de uma carga extra de ingressos ter sido disponibilizada perto da hora do jogo, muita gente não conseguiu entrar.

Torcedores com bilhetes comprados e outros sem tentaram invadir o local e protestaram. Para evitar uma confusão maior, durante o primeiro tempo, foi liberada a entrada para o setor Oeste superior, que estava fechado para obras. Mas muitos alvinegros, com bilhetes nas mãos, somente entraram no intervalo. O público pagante na ocasião foi de 33.641 pessoas.

Para evitar um problema parecido, o Botafogo vem fazendo um trabalho de logística especial para as partidas no Engenhão. Segundo o diretor financeiro do clube, Renato Blaute, o problema do ano passado foi um fato isolado devido a uma data especial.

- Esse ano não tem promoção e nem um dia especial como foi em 2009 (Dia das Crianças). Muita gente veio para comprar ingresso na hora. Levamos em consideração a capacidade do nosso estádio. Aumentou a demanda, mas não temos tanta oferta. Toda reunião que realizamos na Federação é sempre preocupada com a segurança. Em 2010, não deixei de pedir um policiamento para menos de 40 mil pessoas durante as partidas. A diretoria do Botafogo está focada em dar tranquilidade ao torcedor – disse.

As duas equipes voltam a se enfrentar no próximo sábado, às 18h30m(de Brasília), no mesmo local, e a expectativa é que, pelo momento da equipe carioca no Campeonato Brasileiro, um grande número de torcedores compareça ao estádio.

Ceará

Acerto com atacante Jean Carlos fica para sexta-feira

Reforço para o time de Mário Sérgio ainda não fechou detalhes de seu contrato



Era esperado que o anúncio do acerto entre o Ceará e o atacante Jean Carlos, do Shinnik Yaroslavl, da Rússia, acontecesse nesta quinta-feira. Mas o jogador só deverá fechar os últimos detalhes de seu contrato e ser apresentado pelo Vozão na manhã de sexta-feira.

Jean Carlos Sales Bemvindo tem 26 anos. Baiano de Salvador, começou sua carreira no Bahia e passou por diversos clubes do Brasil, como Caxias-RS, Atlético-GO e Figueirense. Na Europa, defendeu o Levski Sofia, da Bulgária, e o Amkar Perm, da Rússia.

Especula-se que o Ceará ainda esteja atrás de mais quatro jogadores, o que acarretaria na dispensa de outros. Em sua chegada, o técnico Mário Sérgio declarou que deseja “enxugar” o elenco, passando de 39 para cerca de 25 atletas. O treinador afastou 12 atletas do grupo principal para observar melhor o grupo, mas não descartou reintegrar qualquer um deles.

Corinthians


Adilson faz treino secreto, e Ronaldo trabalha contra time da Quarta Divisão

Treinador não deve ter Dentinho contra o São Paulo, mas ganha retorno de Souza. Fenômeno segue seu ritual para perder peso e voltar aos gramados



Ronaldo treino CorinthiansRonaldo no treino desta quinta (Foto: Ag. Estado)

O clima é de mistério no Corinthians para o clássico contra o São Paulo, neste domingo, às 18h30min, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro. O técnico Adilson Batista comandou nesta quinta-feira um treinamento fechado para imprensa e torcedores, guardando a escalação que deve iniciar a partida. Pouco depois, Ronaldo deu sequência ao processo para retornar aos gramados com um jogo-treino diante do Nacional, clube da Quarta Divisão de São Paulo.

A baixa da atividade, mais uma vez, foi o atacante Dentinho. Ele sofreu uma lesão na parte posterior da coxa direita contra o Flamengo, na semana passada, e dificilmente terá condições de atuar. O jogador sequer foi ao gramado desde a reapresentação do grupo e deve permanecer no departamento médico fazendo tratamento intensivo.

Por outro lado, Adilson Batista ganhou uma opção a mais se quiser mexer no sistema ofensivo. O centroavante Souza está recuperado de um incomodo no joelho direito e será relacionado. Entretanto, a tendência é que inicie o confronto no banco de reservas. Iarley e Jorge Henrique são os mais cotados a serem titulares.

Apesar de todo o mistério, Adilson Batista não deve fazer mudanças em relação ao time que foi derrotado por 3 a 2 pelo Avaí, domingo passado, na Ressacada. O treinador não perdeu nenhum jogador por suspensão ou lesão.

Após o treinamento e a abertura dos portões para a imprensa, os jogadores que não estão sendo aproveitados participaram de um treinamento contra o Nacional, equipe dirigida pelo ex-jogador Vampeta. O time disputa a Quarta Divisão paulista e conta com atletas das categorias de base do Alvinegro.

Ronaldo foi escalado para aprimorar a forma física. Assim como aconteceu na semana passada, diante do sub-18, o centroavante não apresentou muita mobilidade e não marcou gols. A expectativa da comissão técnica é que ele volte no dia 29 de agosto, contra o Vitória, no Pacaembu.

O Corinthians deve começar o clássico com: Julio Cesar, Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Elias, Jucilei e Bruno César; Jorge Henrique e Iarley.

Corinthians


Timão quer show de Beyoncé para fechar o centenário

Departamento de marketing conversa com empresários da cantora sobre possibilidade de show na capital paulista

Por Carlos Augusto Ferrari e Leandro Canônico São Paulo


BeyonceBeyoncé: alvo do Timão para festa (Foto: AFP)

O Corinthians procura uma atração internacional para encerrar as comemorações pelo centenário do clube. O departamento de marketing do Timão negocia com os agentes da cantora americana Beyoncé a realização de um show em São Paulo no mês de setembro.

- É uma ideia, mas ainda não está fechado. Ou melhor, está longe ainda. Estamos conversando, tentando, mas tem dois problemas: data e valor. É uma grana fenomenal e precisamos ver se vamos conseguir viabilizar – disse o gerente de marketing Caio Campos.

A intenção do Corinthians é realizar um grande evento com a presença de milhares de torcedores. O local também está sendo estudado. Uma das possibilidades é colocar um palco no Campo de Marte, Zona Norte de São Paulo.

A diretoria do Corinthians divulgou nesta semana a programação da comemoração do centenário. As atividades começam no dia 27 de agosto e vão até 1º de setembro, dia em que o Timão completa seu centésimo aniversário.

Corinthians


Timão confirma acerto e inscreve o zagueiro Thiago Heleno na CBF

Clube adianta regularização no último dia da janela e aguarda apenas a liberação para apresentá-lo oficialmente. Nome do atleta aparece no BID



thiago heleno corinthians musculaçãoThiago Heleno: após impasse, acerto confirmado
(Foto: Sergio Barzaghi / Gazeta Press)

No último dia de inscrições internacionais, O Corinthians confirmou nesta quinta-feira a contratação do zagueiro Thiago Heleno, ex-Cruzeiro. O Timão deu entrada na documentação para inscrevê-lo na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e, assim, pode escalá-lo no decorrer do Campeonato Brasileiro. O nome do atleta apareceu também no Boletim Informativo Diário (BID), comprovando a regularização.

Thiago Heleno, de 21 anos, foi comprado pelo Grupo HAZ e emprestado ao Alvinegro por duas temporadas. O atleta foi registrado no Maldonado-URU e, por se tratar de uma transação oriunda do exterior, tinha até esta quinta para ser regularizado.

O Corinthians aguarda a chegada do atestado liberatório para apresentar o jogador oficialmente no Parque São Jorge. Apesar disso, o clube já está com o protocolo que comprova o registro dele na CBF, o que o coloca em condições de atuar assim que o técnico Adilson Batista achar necessário.

Thiago Heleno, que já trabalhou com o técnico Adilson Batista no Cruzeiro, treina desde a sexta-feira passada na Fazendinha. A transação, porém, quase fracassou na terça-feira depois que o HAZ fez algumas exigências contratuais, como usar a legislação inglesa para resolver qualquer eventual problema no acordo e ter autonomia para vendê-lo sem consentimento do Corinthians.

O Timão recusou os pedidos e chegou a anunciar que a negociação estava suspensa. Entretanto, depois de novas reuniões, o acordo foi sacramentado.

Corinthians


Apesar do momento melhor, Bruno César vê Timão e Tricolor iguais

Armador acredita que equipes chegam em igualdade para o clássico de domingo, no Pacaembu. Corinthians tenta não deixar o Fluminense disparar



Bruno César enrevista treino CorinthiansBruno César entrevista no Corinthians
(Foto: Julyana Travaglia / GLOBOESPORTE.COM)

Corinthians e São Paulo chegam para o clássico deste domingo, às 18h30min, no Pacaembu, em situações bem diferentes. Com uma equipe formada, o Timão briga pela liderança e surge como um dos grandes candidatos ao título. Já o Tricolor, em turbulência desde a eliminação na Libertadores, tenta entrar novamente nos trilhos. Mas, apesar disso, o meia Bruno César acredita que não há favoritos para o confronto.

- A possibilidade de vencer se iguala. O São Paulo estava focado na Libertadores. A possibilidade de vencer é 50% para cada lado, meio a meio. Claro que tem o fator de jogar em casa, diante da nossa torcida, mas nós respeitamos muito o São Paulo – afirmou.

O Corinthians defende também um tabu contra o rival. São nove jogos de invencibilidade (cinco vitórias e quatro empates). O último triunfo tricolor aconteceu em 11 de fevereiro de 2007, quando fez 3 a 1, no Morumbi, pelo Campeonato Paulista. Em 2010, pelo Estadual, o Timão levou vantagem, 4 a 3, no Pacaembu.

Mais do que manter o tabu vivo, o Corinthians luta também para não deixar o Fluminense abrir vantagem na primeira colocação. Os cariocas somam quatro pontos a mais que os paulistas (32 a 28) e podem aumentar a vantagem caso o Alvinegro tropece no rival.

- Independentemente do tabu, o São Paulo vem para ganhar o jogo. Nós sabemos que temos de vencer. Estamos jogando diante da nossa torcida. Temos de somar pontos para não deixar o Fluminense distanciar tanto – completou o armador.

Corinthians

GLOBOESPORTE.COM cria almanaque para centenário do Timão

Torcedor tem informações completas sobre a história do clube paulista



A torcida do Corinthians ganhou uma nova opção para saber detalhes sobre a história do clube. Em homenagem ao centenário, o GLOBOESPORTE.COM lançou o Almanaque do Timão, com informações completas sobre o Alvinegro.

Nele,. o torcedor terá a opção de conhecer detalhes sobre os principais ídolos e títulos do clube. Além disso, poderá ver a evolução das camisas e do escudo desde 1910. O Timão comemora seu centésimo aniversário no dia 1 de setembro.

Cruzeiro


Técnico Cuca responde às questões dos internautas cruzeirenses

Mande sua pergunta e participe da promoção das camisas oficiais do Cruzeiro



Cuca CruzeiroCuca dá entrevista ao vivo ao Globoesporte.com
(Foto: Washington Alves / Vipcomm)

O técnico Cuca participará, ao vivo, do Globo Esporte desta sexta-feira. O comandante celeste estará presente aos estúdios da TV Globo Minas para falar sobre o atual momento da equipe no Campeonato Brasileiro.

Logo após o programa da TV, Cuca será entrevistado, também ao vivo, aqui no Globoesporte.com. E a participação do internauta cruzeirense é fundamental.

Mande sua pergunta para o treinador celeste! Participe do bate-papo!

Aproveite e se inscreva na promoção das camisas oficiais do Cruzeiro, autografadas pelo treinador! Fique atento! A inscrição será aberta durante o Globo Esporte desta sexta-feira.

Cruzeiro


Farías é comparado a Anthony
Kiedis, do Red Hot Chilli Peppers

Di Ferrero, vocalista do NX Zero, concorda com a semelhança entre os dois



O atacante argentino Ernesto Farías, contratado pelo Cruzeiro ao Porto de Portugal, já vem treinando em ritmo forte na Toca da Raposa II. O jogador quer ficar à disposição do técnico Cuca o mais rapidamente possível. Porém, o que mais chamou a atenção desde sua chegada ao clube é o visual.

Com os cabelos ao estilo cantor de rock, Farías foi comparado a Anthony Kiedis, vocalista da banda americana Red Hot Chilli Peppers. Até o próprio jogador, ao ver a foto de Kiedis, se surpreendeu com a semelhança.

O vocalista da banda brasileira NX Zero, Di Ferrero, não se surpreendeu com o visual de Farías, ao dizer que os argentinos estão acostumados a cultivar as tradicionais cabeleiras. Mas ao ver a foto de Anthony Kiedis, Di também concordou.

- Fechou! É igual ao vocalista do Red Hot mesmo.

Apesar da aparência de roqueiro moderno, o ritmo preferido de Farías é a ‘cumbia’, que – assim como o tango – está na preferência dos argentinos. O atacante também revelou que o cabelo é fruto de um alisamento feito periodicamente, a pedido da esposa.

Cruzeiro


Cuca surpreende e escala a equipe com Jones entre os titulares

Jones ganha lugar de Roger, que pleiteava vaga. Caçapa segue no banco



Cuca, treino CruzeiroCuca surpreende em escalação do Cruzeiro
(Foto: Washington Alves / Vipcomm)

O técnico Cuca apresentou duas novidades no primeiro coletivo da semana. A primeira foi na equipe titular, com a presença do meia Jones, e a segunda, a participação do atacante argentino Ernesto Farías, que vinha fazendo apenas trabalhos físicos. A equipe titular atuou no esquema 4-4-2, com Fábio; Rômulo, Gil, Edcarlos e Diego Renan; Henrique, Fabrício, Jones e Montillo; Wellington Paulista e Thiago Ribeiro.

A surpresa ficou por conta da ausência de Roger da equipe considerada titular. Além dele, o zagueiro Cláudio Caçapa, que teve boa atuação diante do São Paulo, foi mantido entre os reservas, que jogou na formação 4-3-3, Rafael; Elicarlos, Wellington, Cláudio Caçapa e Everton; Marquinhos Paraná, Pedro Ken e Roger; Robert, Farías e Wallyson.

Viagem

O Cruzeiro definiu o esquema de treinamentos e viagens para os confrontos na próxima semana, contra o Corinthians e Vasco, respectivamente. O grupo viajará na próxima terça-feira, às 10h50m (de Brasília), para Uberlândia, para o jogo contra o Corinthians, no Parque do Sabiá. No dia seguinte, a equipe viajará ao Rio de Janeiro, onde enfrentará no sábado, contra o Vasco, em São Januário. A delegação celeste retornará a Belo Horizonte apenas no domingo.

Cruzeiro

Jones espera seguir passos de Ramires, que passou pelo Cruzeiro

Meia será titular na partida diante do Vitória, domingo, no estádio Ipatingão



Jones, coletiva CruzeiroJones será titular da equipe contra o Vitória
(Foto: Fernando Martins / Globoesporte.com)

Seguir os passos de Ramires. É com essa perspectiva que o meia Jones vê o início de sua trajetória no Cruzeiro. Há pouco menos de seis meses, o jogador saiu do América-RJ para ser titular do meio-campo da Raposa. O técnico Cuca rasgou elogios ao jogador e o colocou entre os titulares no primeiro coletivo da semana. A história de Jones no futebol lembra a do volante Ramires, que saiu do modesto Joinville para disputar a Copa do Mundo da África e ser contratado pelo milionário Chelsea, da Inglaterra.

- O Ramires é um exemplo não só para mim, mas para muitos jogadores. A gente tem que pegar como lição. Eu saí de um clube pequeno e agora estou aqui. Espero fazer meu nome no Cruzeiro, ir para uma equipe grande na Europa e aparecer no futebol. Mas sei que tenho que mostrar muito em todos os jogos. Quando as oportunidades aparecerem, você tem que dar o melhor.

Segundo o próprio Jones, a tendência é que a estreia com a camisa celeste aconteça já no domingo, contra o Vitória, no Ipatingão, e como titular, uma vez que ele deu até detalhes de sua função em campo.

- O Cuca conversou bastante comigo para saber das minhas condições. Disse que vai contar comigo para esse jogo contra o Vitória, e espero estrear bem e conseguir a vitória. Vou jogar como meia ofensivo, mas sempre com a obrigação de marcar o lateral. Mas gosto de jogar mais aberto e ajudo bem na marcação.

A rapidez com que ganhou a vaga na equipe surpreendeu até o próprio jogador.

- Vim com o pensamento de ajudar, mas não esperava que fosse tão rápido. Tive um coletivo contra o time júnior e, depois, contra o Villa Nova apenas. Mas agora é trabalhar bem para me manter na equipe.