quarta-feira, 9 de junho de 2010

Como em 2009, Guarani reformula time às pressas e colhe resultados

Elenco montado em cima da hora tem rendido bons resultados ao Bugre em 2010, a exemplo do grupo que disputou a Série B no ano anterior

Por EPTV Campinas, SP

Vagner Mancini no treino do Guarani Vagner Mancini renovoi o Guarani
(Foto: Agência Estado)

A história se repete. Os resultados, também. Quando o quadro é desfavorável, acontece a volta por cima. Pelo segundo ano consecutivo, o Guarani contraria a lógica do planejamento com antecedência e se dá bem. Assim como na Série B de 2009, um elenco montado às pressas rende bons frutos ao Bugre, dessa vez na elite nacional. Com técnico e jogadores contratados em cima da hora, o Alviverde campineiro surpreendeu nas primeiras rodadas e termina a etapa para o recesso para a Copa do Mundo no topo da tabela.

A diretoria procurou reforços estratégicos para cada posição e trouxe um comandante identificado com o clube, seguindo o mesmo enredo da temporada passada, quando Oswaldo Alvarez, o Vadão, e Gersinho, na terceira passagem da dupla pelo clube, pegaram uma equipe rebaixada no Paulista, reformularam o grupo e foram premiados com o acesso.

Na oportunidade, os principais destaques da campanha vitoriosa na Segundona chegaram a duas semanas da estreia. Foram os casos de Ricardo Xavier, Fabinho, Caíque, Walter Minhoca, Rodriguinho, Bruno Aguiar e Cleber Goiano. As mudanças começaram depois da eliminação na Copa do Brasil, na segunda fase, para o Internacional-RS. Mais de 10 atletas também deixaram o clube.

Agora, cabe a Vagner Mancini, revelado como jogador no Brinco de Ouro, a missão de resgatar o orgulho depois de um primeiro semestre frustrante. O treinador começou no Bugre um dia após a saída da Copa do Brasil. De lá até a vitória por 1 a 0 sobre o Goiás, no dia 9 de maio, foram três semanas de preparação, período suficiente para encontrar peças importantes e dispensar outras fora dos planos.

Os torcedores estavam desacreditados devido ao pífio desempenho do Guarani na Série A2 do Estadual, competição na qual chegou com moral, mas não correspondeu à altura e foi de principal favorito a grande decepção. Mas Mancini apostou na receita de mesclar juventude com experiência, além de alguns homens de confiança, como o capitão Renan, que trabalhou com ele no Vitória. O mesmo vale para Roger, pouco aproveitado no São Paulo, mas que reencontrou o bom futebol no Bugre e é o artilheiro da Série A, com seis gols. Já os veteranos Fabão e Baiano dão o toque de experiência.

Até a retomada do Brasileirão após a pausa para a Copa, o Guarani vai seguir na cola do G-4, na quinta colocação, com 12 pontos.

- Estamos nesse nível porque fizemos por merecer. Todos estão de parabéns. As nossas conquistas são frutos de muito comprometimento e treinamento duro - afirmou Mancini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário